Tempo
|
A+ / A-

Primeiro-ministro Pedro Sánchez também recebeu pacote armadilhado

01 dez, 2022 - 09:06 • Redação

É o sexto pacote com explosivos enviados para entidades em Espanha, depois do Ministério do Interior, de uma base militar, da embaixada ucraniana e de uma empresa de material militar em Saragoça. Agora também se sabe que a embaixada norte-americana foi alvo.

A+ / A-

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, também recebeu um envelope armadilhado. Em comunicado, publicado esta quinta-feira, o Ministério do Interior de Espanha refere que a embalagem foi detectada no passado dia 24, pelos serviços de segurança da presidência.

O artefacto pirotécnico foi encontrado numa operação de controlo da correspondência. A imprensa espanhola junta também o Ministério da Defesa e a embaixada dos Estados Unidos como alvos desta onda de ameças ao país.

As autoridades do país vizinho acreditam, neste momento, que todos os casos estão interligados. Agora, os investigadores tentam se aprofundar nas circunstâncias em que os fatos ocorreram e descobrir sua origem.

Já esta quinta-feira, os agentes da segurança da base aérea de Torrejón de Ardoz, em Madrid, detetaram na madrugada desta quinta-feira um pacote-bomba enviado por correio para o Centro de Satélites localizado nestas instalações militares, noticia o jornal espanhol El Mundo.

São assim já cinco pacotes encontrados pelas autoridades, sendo que aos dois que foram anunciadas hoje junta-se aos dois enviados ontem à embaixada ucraniana em Espanha e a uma empresa em Saragoça que fabrica equipamento militar.

Segundo fonte do Ministério do Interior espanhol, os sistemas de segurança da base aérea detetaram um envelope suspeito entre 3h00 e 4h00 desta quinta-feira.

Depois de analisado por raios-X, determinou-se que poderia conter algum tipo de mecanismo no interior, pelo que foram notificadas a Guarda Civil e a Polícia Nacional.

Agentes de ambos os órgãos deslocaram-se para a base para proteger a área.

O Ministério da Defesa confirmou a mesma informação, acrescentando que não houve danos, nem pessoais nem materiais.

Os agentes da Comissão de Informação da Polícia Nacional já estão a analisar o envelope, bem como os dois invólucros do dia anterior, para tentar apurar a origem.

A investigação, segundo a imprensa espanhola, assenta na ideia de que os três pacotes estão ligados entre si e não são imitadores, dada a proximidade temporal dos três carregamentos, segundo as fontes policiais.

A Polícia teme que ao longo do dia surjam novas embalagens em diferentes instalações espalhadas pelo território espanhol.

Recorde-se que em Torrejón de Ardoz existem áreas de utilização conjunta com a NATO.

[notícia atualizada às 10h40]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+