Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Macau lança ronda de testes rápidos para toda a população

30 nov, 2022 - 04:28 • Lusa

Quem não cumprir ficará impossibilitado de aceder à maioria dos espaços públicos. Medida decretada depois de um taxista ter sido infetado após transportar turistas da China continental.

A+ / A-

O governo de Macau anunciou que toda a população terá de realizar um teste rápido de antigénio, durante três dias consecutivos, depois de terem sido detetados cinco casos de covid-19 desde segunda-feira.

O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus disse que, a partir desta quarta-feira e até sexta-feira, a população, com exceção das crianças com menos de 3 anos, terá de carregar a imagem com o resultado do teste, que pode ser feito em casa, numa plataforma "online".

Em comunicado, o Centro, sob a tutela dos Serviços de Saúde, sublinhou que quem não fizer o teste rápido ficará com o código de saúde digital de cor amarela, o que impossibilita o acesso à maioria dos espaços públicos em Macau.

A ronda de testes foi decidida depois de as autoridades terem detetado quatro casos de covid-19, em familiares de um taxista de 74 anos, infetado após transportar turistas da China continental.

Na última ronda de testes de ácido nucleico a toda a população, em 4 e 5 de novembro, não foi detetado qualquer novo caso de covid-19 entre mais de 725 mil pessoas.

Macau, que segue a política de "casos zero" imposta por Pequim, enfrentou em junho e em julho o pior surto de covid-19 desde o início da pandemia, com as autoridades a decretarem um confinamento parcial.

Desde o início da pandemia, a região administrativa especial chinesa registou seis mortos e mais de 2.700 casos, incluindo assintomáticos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+