Tempo
|
A+ / A-

Havai. Maior vulcão ativo do mundo entra em erupção

29 nov, 2022 - 08:26 • Olímpia Mairos , com agências

O Mauna Loa entrou em erupção 33 vezes desde 1843 e estava adormecido desde 1984.

A+ / A-

Pela primeira vez em 40 anos, o Mauna Loa - o maior vulcão ativo do mundo, no Hawai - entrou em erupção.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), os fluxos de lava estão contidos na área da cratera.

“Neste momento, os fluxos de lava estão contidos na área da cratera e não ameaçam as comunidades nas encostas”, disse o USGS, pedindo aos residentes da área que revejam os procedimentos para uma possível retirada de emergência, no caso da lava ultrapassar a cratera e fluir pela encosta.

O Observatório de Vulcões do Havai está a monitorar toda a situação restringindo as entradas ao cume. O nível de alerta permanece em “alerta vermelho”.

Já o Serviço Meteorológico Nacional comunicou que, “com base em eventos passados, os estágios iniciais de uma erupção do Mauna Loa podem ser muito dinâmicos e a localização e o avanço dos fluxos de lava podem mudar rapidamente”.

Segundo o Daily Mail, alguns residentes do sul de Kona começaram a abandonar as suas casas, por iniciativa própria, a evacuação por conta própria, ainda não haja ordens para a população deixar a cidade.

Mauna Loa é um dos cinco vulcões que constituem a ilha do Havai (a ilha do Havai é a maior do arquipélago havaiano, tendo assim dado nome ao estado norte-americano do Havai). Entrou em erupção 33 vezes desde 1843 e está adormecido desde 1984.

Com 4.169 metros acima do nível do mar, é muito maior que o vulcão Kilauea, que entrou em erupção e destruiu 700 casas num bairro residencial em 2018.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+