Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Federação do Irão acusa a dos EUA de retirar o símbolo de Alá da bandeira do país

27 nov, 2022 - 22:43

A polémica surge em vésperas de as equipas se defrontarem no Mundial2022, na terça-feira, no Qatar.

A+ / A-

A supressão do símbolo de Alá da bandeira do Irão motivou uma queixa do país à FIFA contra a federação de futebol dos Estados Unidos.

"Num ato não profissional, a página do Instagram da Associação Americana de Futebol removeu o símbolo de Alá da bandeira iraniana”, denunciou a agência de notícias oficial Irna. Agência que revelou o facto de a federação iraniana ter enviado um email à FIFA “para exigir que envie um aviso sério” à sua congénere.

A bandeira da República Islâmica do Irão é composta pelas cores verde, branco e vermelho e no centro tem uma forma estilizada da palavra Alá, que foi retirada da bandeira numa publicação no Instagram da página da federação norte-americana.

O “ato único” foi justificado pelos americanos como uma forma de “mostrar solidariedade com as mulheres do Irão”, recordando que a “bandeira nunca sofreu alterações no site da federação”.

Na terça-feira, o desafio entre o Irão e os Estados Unidos vai marcar a ronda do Mundial, num duelo que, além de ter sempre grande impacto político, vai decidir quem avança na competição. Disputadas duas jornadas, o Irão é segundo no Grupo B, com três pontos, mais um do que os Estados Unidos: a Inglaterra lidera com quatro, enquanto o País de Gales tem um.

Os países não têm relações diplomáticas desde 1980, poucos meses depois do incidente dos reféns na embaixada norte-americana em Teerão, em novembro de 1979. Ainda assim, no Mundial de 1998, em França, registaram-se cenas de confraternização entre jogadores dos dois países.

Atualmente, o Irão é palco de um amplo movimento de protesto desencadeado em 16 de setembro com a morte de Mahsa Amini, uma curda iraniana de 22 anos que morreu depois de ter sido detida pela polícia da moral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+