Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Europol-Eurojust

Detidos 44 membros de uma das redes criminosas “mais perigosas da UE”

25 nov, 2022 - 15:05 • Lusa

Operação internacional mobilizou 11 países contra uma rede criminosa de tráfico de droga, lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito em território europeu.

A+ / A-

Pelo menos 44 pessoas foram detidas durante uma operação internacional que mobilizou 11 países contra uma rede criminosa de tráfico de droga, lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito, considerada “uma das mais perigosas” da União Europeia, foi divulgado esta sexta-feira.

A Europol (Serviço Europeu de Polícia) e a Eurojust (Unidade de Cooperação Judiciária da União Europeia) anunciaram que a operação internacional “sem precedentes” resultou na detenção de 44 suspeitos de pertencerem a “uma rede criminosa de alto risco”, depois de uma investigação ter revelado que vários grupos estão a cooperar para “realizar atividades dentro e fora da União Europeia (UE)”.

Com a coordenação das duas agências europeias, que têm sede em Haia (Países Baixos), as detenções foram registadas na Lituânia (7 detidos), República Checa (9), França (9), Eslováquia (7), Letónia (5), Polónia (2), Noruega (2), Alemanha (1), Espanha (1) e Estados Unidos (1).

Na passada terça-feira, autoridades judiciárias e policiais dos 11 países envolvidos na operação realizaram um total de 94 buscas em toda a Europa nas propriedades de líderes da rede criminosa e dos seus colaboradores, que atuavam ativamente na Lituânia, Letónia, República Checa, Polónia, França, Alemanha e Eslováquia.

Os agentes também apreenderam grandes quantidades de várias drogas ilícitas, incluindo cocaína, haxixe, ‘cannabis’ e metanfetamina.

“A rede está ligada às principais organizações de tráfico de drogas fora da UE. Altamente flexíveis, estes criminosos adaptam-se rapidamente aos novos métodos de tráfico de drogas, para tentar contornar a lei. Carregamentos de drogas foram encontrados em navios e camiões, escondidos em compartimentos sofisticados”, referiu a Europol.

A agência europeia revelou ainda que a rede criminosa em questão está estruturada como um “negócio” com diferentes grupos e intermediários, tendo como objetivo “controlar toda a cadeia do tráfico de drogas, desde a organização de grandes remessas de drogas até à distribuição em toda a Europa e além”.

O diretor do Centro Europeu do Crime Grave e Organizado da Europol, Jari Liukku, lembrou que “os criminosos são bons a cooperar além-fronteiras” e garantiu que “o sucesso desta operação mostra o quão poderosas e abrangentes” podem ser as iniciativas conjuntas de agências de vários países contra delinquentes que integram redes de crime organizado, “onde quer que estejam”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+