Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autarca multado por falar russo na televisão ucraniana

25 nov, 2022 - 10:44

Terejov violou uma lei que coloca o ucraniano como língua comum em todo o país, mesmo antes da invasão russa.

A+ / A-

O presidente da câmara de Kharkiv foi multado por falar russo na televisão ucraniana. A coima é de cerca de 100 euros. Igor Terejov também utilizava o russo nas próprias redes sociais, segundo a Lusa.

Desde antes do início da guerra que Kiev decretou o ucraniano como língua oficial do país. O autarca de Kharkiv tem agora um mês para recorrer da decisão.

De acordo com a Comissão para a Proteção da Língua do Estado, o autarca foi multado em 3.400 hryvnias (cerca de 93 euros) pelo uso de "linguagem profana" durante os discursos televisivos, assim como nas suas páginas do Facebook e do Telegram.

Punição entra em vigor a 4 de dezembro de 2022, data em que terminarão as quatro semanas de que Terejov dispõe para recorrer.

A sanção surge depois de várias autoridades regionais terem denunciado o presidente da câmara de Kharkiv por se dirigir repetidamente aos cidadãos, segundo a agência de notícias Ukrinform.

Em maio de 2021, o chefe da Comissão para a Proteção da Língua do Estado, Taras Kremin, anunciou que iria apertar o controlo na administração de Kharkiv devido a várias violações na assembleia local por deputados pelo uso do idioma russo no parlamento.

Terejov é presidente da câmara de Kharkiv desde 11 de novembro de 2021, quando venceu as eleições antecipadas com pouco mais de 50% devido à morte do seu antecessor, Hennadi Kernes, por Covid-19. O partido a que pertence declara-se como oposição ao governo central.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    25 nov, 2022 Palmela 14:48
    O presidente da assembleia da republica tambem devia ser multado pra aprender a nao ser besta!
  • Cidadao
    25 nov, 2022 Lisboa 11:59
    É isso, é o capacho Lukaschenko muito "preocupado" com a destruição da Ucrânia e a apelar a negociações que "satisfaçam a parte russa", leia-se, concordar com anexação de territórios ucranianos na Crimeia e Donbass, permitir controle da política externa o que significa Ucrânia fora da NATO e de preferência da UE, "desmilitarização" o que significaria uma Ucrânia "fofinha", pronta para cair de madura nos braços da "Mãe-Rússia" quando lançassem nova investida militar para vir buscar o "resto", e o porco Peskov "preocupado" com a população civil ucraniana, a pedir a mesma coisa. Bem fez o ministro ucraniano que respondeu a este Peskov, lembrando pela enésima vez que quem invadiu foi a Rússia, e que se é para negociar verdadeiramente a Paz, a Rússia só tem que parar com os bombardeamentos, retirar todas as forças militares do território Ucraniano incluindo a Crimeia, e regressar às fronteiras reconhecidas internacionalmente. E tem razão no que diz. Para o Lukaschenko, nem uma palavra. Bem, temos de ver que o ministro ucraniano em casa também não fala com os tapetes que lhe ficam debaixo dos pés. Porque havia de falar com o capacho do Putin?

Destaques V+