Tempo
|
A+ / A-

União Europeia prepara 9.º pacote de sanções à Rússia

24 nov, 2022 - 10:59 • Olímpia Mairos , com Reuters

O anúncio foi feito na Finlândia pela presidente da Comissão Europeia. “Não descansaremos enquanto a Ucrânia não prevalecer sobre Putin”, disse Ursula von der Leyen.

A+ / A-

A presidente da Comissão Europeia garantiu esta quinta-feira, durante a visita à Finlândia, que Bruxelas está a trabalhar num nono pacote de sanções contra o regime de Moscovo.

“Estamos a trabalhar intensamente para atingir a Rússia onde dói para atenuar ainda mais a sua capacidade na guerra contra a Ucrânia”, disse Ursula von der Leyen.

Posso anunciar hoje que estamos a trabalhar a toda a velocidade num nono pacote de sanções", disse a presidente da Comissão Europeia em conferência de imprensa, mostrando-se confiante de que “iremos em breve aprovar um teto global ao preço do petróleo russo com o G7 e outros grandes parceiros”.

Não descansaremos enquanto a Ucrânia não prevalecer sobre Putin e a sua guerra bárbara e ilegal”, acrescentou.

Von der Leyen não deu mais detalhes sobre quais serão as medidas do novo pacote de sanções.

No mês passado, Bruxelas aprovou o seu oitavo pacote de sanções à Rússia, incluindo mais restrições ao comércio de aço e produtos de tecnologia.

Na conferência de imprensa, a líder do executivo comunitário classificou os ataques da Rússia à infraestrutura civil ucraniana como crimes de guerra. “Eu também sei que nossos amigos ucranianos vão superar essa estratégia porque eles são fortes e a sua causa é justa e nós, a UE, estamos aqui ao lado deles nestes tempos muito difíceis, tanto quanto for necessário”, afirmou.

O Parlamento Europeu reconheceu esta quarta-feira a Rússia como um “Estado patrocinador do terrorismo”, argumentando que os seus ataques militares contra alvos civis ucranianos, como infraestruturas de energia, hospitais, escolas e abrigos, violam o direito internacional.

A Rússia nega ter deliberadamente alvejado civis na Ucrânia, mas reconhece uma campanha de ataques contra a energia elétrica e outras infraestruturas, sugerindo que visam reduzir a capacidade de Kiev de lutar e pressionar a negociações.

O presidente ucraniano denunciou ainda à ONU "crimes contra a humanidade" após os novos ataques russos à infraestrutura na Ucrânia.

"Com temperaturas abaixo de zero, vários milhões de pessoas sem abastecimento de energia, sem aquecimento e sem água, isso é obviamente um crime contra a humanidade", apontou Zelensky.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.595 civis mortos e 10.189 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+