Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Covid-19. Agência europeia diz que pandemia está "controlada", mas reitera apelo à vacinação

24 nov, 2022 - 22:15 • João Malheiro com Lusa

Segundo a EMA, "os dados preliminares indicam que as vacinas adaptadas são mais eficazes contra as recentes variações do vírus". Ainda assim, os números das campanhas de vacinação dos últimos seis meses "são muito desapontantes".

A+ / A-

A Agência Europeia para os Medicamentos (EMA, na sigla inglesa) considerou hoje que a pandemia de Covid-19 está "controlada" na Europa, mas alertou para a contínua necessidade de as pessoas se vacinarem.

"Tecnicamente, ainda estamos em pandemia, apesar de os números de circulação do vírus terem recuado, e aguardamos dados mais atualizados, mas estamos cientes de que a situação na Europa está controlada, o que não acontece noutras regiões do mundo", disse hoje, em conferência de imprensa, Steffen Thirstrup, médico chefe da agência.

"É preciso que as pessoas se vacinem e revacinem" para que a taxa de circulação do vírus SARS-CoV-2 continue a baixar, sublinhou ainda.

Por seu lado, o chefe de Estratégia de Ameaças Biológicas para a Saúde e Vacinas da EMA, Marco Cavaleri, referiu que "os dados preliminares indicam que as vacinas adaptadas são mais eficazes contra as recentes variações do vírus", reiterando o apelo ao reforço da vacinação.

Cavaleri destacou ainda que, apesar dos esforços dos países europeus em campanhas de vacinação, "os números dos últimos seis meses são muito desapontantes".

A União Europeia tem no mercado sete vacinas contra a Covid-19 e várias terapêuticas contra o vírus, tendo a Comissão Europeia aprovado, também hoje, um contrato com a farmacêutica Pfizer para a compra conjunta do medicamento oral Paxlovid para doentes em risco de desenvolver doenças graves no quadro de uma infeção de Covid-19.

Portugal também tem pandemia controlada

O presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP) acredita que a presença da pandemia em Portugal, neste momento, não causa gravidade.

Gustavo Tato Borges partilha da visão da EMA, afirmando que a Covid-19 "está calma e controlada", mas realça que, neste momento, o número de casos é muito superior aos que são conhecidos.

Por isso, o especialista pede que se continue a apostar na vacinação e nas medidas de prevenção.

O presidente da ANMSP indica ainda que "é expectável um aumento de casos e de transmissibilidade" até janeiro, altura em que se devem registar o pico da presença de vírus respiratórios.

[Notícia atualizada às 22h30]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+