Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crise energética

Rússia ameaça reduzir gás que exporta para a Moldávia

22 nov, 2022 - 19:09 • Lusa

Grupo russo Gazprom alega que em novembro a Ucrânia acumulou ilegalmente 52,5 milhões de metros cúbicos de gás destinados à Moldávia, "violando" uma parte das entregas. Kiev refuta as acusações.

A+ / A-

A Gazprom ameaça a reduzir o gás que transita pela Ucrânia para a Moldávia a partir de dia 28 de novembro, se persistir a diferença entre o volume que exporta e o recebido por este país.

"Se o desequilíbrio se mantiver no gás que transita pela Ucrânia para os consumidores da Moldávia, no dia 28 de novembro, a partir das 10h00 (07h00 em Lisboa), a Gazprom começará a reduzir o bombeamento na estação de Sudzha", indicou o grupo russo de gás no Telegram.

A Gazprom denunciou ter detetado que parte do gás destinado aos consumidores da Moldávia, em conformidade com o acordo firmado com a companhia Moldovagaz, fica na Ucrânia.

Segundo a Gazprom, a Ucrânia acumulou ilegalmente 52,5 milhões de metros cúbicos de gás em novembro, "violando" uma parte das entregas, para uso próprio, o que as autoridades ucranianas refutam.

A Moldávia sofre há vários meses cortes no fornecimento de gás russo e também falta de eletricidade, o que levou o país a pedir ajuda à União Europeia e a comprar volumes adicionais a outros países.

Em outubro, a Gazprom reduziu o fornecimento de gás à Moldávia em 30% e em novembro em 50% em relação ao acordado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mudem
    22 nov, 2022 Tudo 19:34
    Se dúvidas haviam, fica esclarecido que a chantagem russo com os combustíveis, é para continuar. Renováveis, mini-reatores nucleares e novos fornecedores, é o caminho a seguir

Destaques V+