Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil

Bolsonaro pede anulação de parte dos votos da segunda volta das presidenciais brasileiras

22 nov, 2022 - 22:27 • Redação

Presidente cessante alega “desconformidades irreparáveis de mau funcionamento” em mais de 352 mil urnas eletrónicas. Caso fossem anulados, Jair Bolsonaro diz que conseguiria ganhar as eleições.

A+ / A-

O presidente cessante do Brasil e o líder do Partido Liberal (PL) exigiram esta terça-feira ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a anulação de votos feitos em alguns modelos de urnas eletrónicas na segunda volta das eleições a 30 de outubro.

Bolsonaro denuncia o que diz serem “desconformidades irreparáveis de mau funcionamento” nesses modelos.

Na reação, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, deu 24 horas para que o PL inclua dados sobre a primeira volta das eleições no requerimento entregue esta terça-feira, “sob pena de indeferimento”.

No requerimento entregue no TSE, a equipa técnica de auditoria contratada pelo PL diz ter constatado “evidências contundentes de mau funcionamento de urnas eletrónicas”.

Os alegados problemas terão sido registados nos arquivos “logs de urna”, que configuram o código de identificação da urna eletrónica.

“Todas as urnas dos modelos de fabrico UE2009, UE2010, UE2011, UE2013 e UE2015 apontaram um número idêntico de LOG, quando, na verdade, deveriam apresentar um número individualizado de identificação”, alega o PL.

Os modelos em questão somam 352.125 urnas.

Bolsonaro alega que, com a manutenção apenas dos votos dados nas urnas UE2020, e a anulação dos restantes, venceria as eleições.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+