Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sobe para 162 o número de mortos do sismo na Indonésia

21 nov, 2022 - 08:40 • Redação com agências

Abalo ocorreu às 13h21 (6h21 em Lisboa) e que o epicentro foi em Cianjur, na província de Java Ocidental, a cerca de 75 quilómetros de Jacarta.

A+ / A-
Sismo na Indonésia faz, pelo menos, 162 mortos
Sismo na Indonésia faz, pelo menos, 162 mortos

Aumenta de 50 para 162 o número de mortos em resultado do sismo de magnitude de 5.6 na escala de Richter, registado esta segunda-feira de manhã na Indonésia.

Também há centenas de desaparecidos e de feridos, dos quais 326 em estado grave. O balanço do número de vítimas foi atualizado pelo governador da ilha de Java, Ridwan Kamil.

Mais de 13 mil pessoas ficaram desalojadas em resultado do tremor de terra. As autoridades apontam ainda para mais de 2.300 habitações destruídas.

O terramoto abalou a ilha principal de Java esta segunda-feira, danificando dezenas de edifícios e enviando residentes para as ruas da capital por segurança. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) disse que o sismo de magnitude 5.6 estava centrado na região de Cianjur na província de Java Ocidental, a cerca de dez quilómetros de profundidade.

O sismo ocorreu às 13h21 (hora local, 6h21 em Lisboa) e que o epicentro foi em Cianjur, na província de Java ocidental, a cerca de 75 quilómetros de Jacarta.

Herman Suherman, um funcionário do governo em Cianjur, disse aos meios de comunicação que alguns residentes ficaram presos nos escombros dos edifícios desmoronados. O canal de notícias Metro TV mostrou o que pareciam ser centenas de vítimas a serem tratadas no estacionamento de um hospital.

Várias casas e um internato islâmico foram danificados, enquanto a eletricidade na área estava em baixo, perturbando as comunicações, disse a agência de catástrofes.

As imagens da Metro TV mostraram alguns edifícios em Cianjur reduzidos quase inteiramente a escombros à medida que os residentes se amontoavam no exterior.

Na capital, vários escritórios foram evacuados, como testemunhou a agência Reuters no local. Embora não haja alerta de tsunami, as autoridades continuam a pedir aos cidadãos que se mantenham no exterior, por receio que de haja réplicas.

Portugal já enviou uma condolências na sequência do sismo que provocou dezenas de mortes na Indonésia.

"O Presidente da República enviou uma mensagem de solidariedade e sentidas condolências ao Presidente da República da Indonésia, Joko Widodo, pelas numerosas vítimas registadas no sismo sentido hoje, 21 de novembro, em Java Ocidental, desejando a rápida recuperação de todos os feridos", indica o site da Presidência da República.

[notícia atualizada às 16h29]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+