Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Agência nuclear ucraniana acusa Rússia de bombardear central de Zaporijia

20 nov, 2022 - 13:56 • Lusa

A Energoatom acusa os russos de "mais uma vez organizarem chantagem nuclear e colocarem o mundo inteiro em risco".

A+ / A-

A agência nuclear ucraniana acusou este domingo a Rússia de bombardear a central nuclear de Zaporijia, pouco depois de Moscovo ter acusado Kiev de atacar o local.

"Na manhã de 20 de novembro de 2022 [hoje], como resultado de numerosos bombardeamentos russos, pelo menos 12 ataques foram registados no local da central nuclear de Zaporizjia", afirma a Energoatom, operadora estatal das centrais nucleares da Ucrânia, citada pela AFP.
A Energoatom acusa os russos de "mais uma vez organizarem chantagem nuclear e colocarem o mundo inteiro em risco".
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, disse hoje que "fortes explosões" ocorreram na área da central nuclear de Zaporijia.
"A informação é extremamente perturbadora. As explosões ocorreram no local desta grande central nuclear, o que é totalmente inaceitável", advertiu Rafael Grossi em comunicado.
A Rússia acusou hoje as forças ucranianas de terem realizado novos bombardeamentos contra a central nuclear de Zaporijia, no sul da Ucrânia, garantindo que o nível de radiação permanece "em conformidade com a norma".
"O regime de Kiev não para as provocações para criar a ameaça de um desastre na central nuclear de Zaporijia", a maior da Europa e militarmente ocupada pela Rússia, afirmaram os militares russos em comunicado.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+