Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

COP27. Alcançado "potencial" acordo sobre fundo climático para países vulneráveis

19 nov, 2022 - 14:00 • Diogo Camilo

Negociadores chegaram a acordo para a criação de apoios a países vítimas de condições climáticas agravadas pela poluição de nações desenvolvidas. Proposta vai a votos esta tarde.

A+ / A-

Foi alcançado um princípio de acordo na COP27 (Conferência das Partes do Convenção-Quadro das Alterações Climáticas) para a criação de um fundo para compensar os países mais pobres que são vítimas de condições climáticas agravadas pela poluição de nações desenvolvidas.

A notícia foi avançada pelo ministro do Ambiente das Maldivas, Aminath Shauna, à Associated Press, referindo que existe “um acordo sobre perdas e danos”, que terá ainda de ser aprovado este sábado com o consentimento de todos os países.

A proposta chegou através do Egipto e ignora o pedido da Índia para reduzir gradualmente o petróleo e o gás natural, além do acordo do ano passado para afastar o mundo do carvão “ininterrupto”.

ignora o apelo da Índia para reduzir gradualmente o petróleo e o gás natural, além do acordo do ano passado para afastar o mundo do carvão “ininterrupto”.
De acordo com o rascunho da proposta de compensação, os países desenvolvidos seriam "instados" a contribuir para o fundo, que também recorreria a outras fontes públicas e privadas de dinheiro, como fundos internacionais instituições financeiras. Nas conversações, as nações mais pobres do mundo, que contribuíram pouco para as emissões históricas de gases que retêm o calor, foram unânimes em insistir em tal fundo.
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+