Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Caso Theranos. Mulher que enganou Silicon Valley condenada a 11 anos de prisão

19 nov, 2022 - 12:48

Elizabeth Holmes, que chegou a ser apelidada de “nova Steve Jobs”, enganou investidores com um sistema inovador de análises ao sangue, que afinal não funcionava.

A+ / A-

Veja também:


Elizabeth Holmes, fundadora da Theranos, foi condenada pela justiça norte-americana a 11 anos de prisão numa fraude milionária que abalou Silicon Valley.

A mulher de 38 anos, que chegou a ser apelidada de “nova Steve Jobs”, enganou investidores com um sistema inovador de análises ao sangue, que afinal não existia.

Elizabeth Holmes atraiu milhões de dólares em investimentos para a sua startup Theranos, alegando ter desenvolvido um método inovador que permitia, apenas uma picada, realizar inúmeras análises, apurando diagnósticos e eliminando vários exames, tudo em minutos.

A arguida, que deverá recorrer da sentença, chorou em tribunal e pediu desculpa pela “dor profunda” que provocou aos lesados pelo esquema.

A sentença de 11 anos de prisão foi revelada por um tribunal da Califórnia.

Elizabeth Holmes chegou a ser considerada a bilionária mais jovem do mundo. A Theranos chegou a valor cerca de nove mil milhões de dólares.

Fundou a Theranos depois de ter deixado a universidade, aos 19 anos, e conseguiu atrair as atenções quando anunciou ter desenvolvido uma tecnologia que iria revolucionar as análises sanguíneas e o diagnóstico de doenças.

Conseguiu atrair muitos milhões em investimentos para a sua startup e tudo corria bem, até que foi descoberto que, afinal, a tecnologia de Elizabeth Holmes não funcionava. A empresa acabou por encerrar em 2018, após o escândalo ter rebentado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+