Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Suécia confirma “sabotagem grosseira” ao gasoduto Nord Stream

18 nov, 2022 - 09:39 • Olímpia Mairos , com Reuters

Procurador que investiga o caso confirma que foram encontrados vestígios de explosivos nas tubagens da estrutura.

A+ / A-

O gasoduto Nord Stream foi alvo de “sabotagem grosseira”. A afirmação é do procurador sueco Mats Ljungqvist, que lidera a investigação.

Em comunicado, divulgado esta sexta-feira na página da procuradoria, Mats Ljungqvist dá conta que “durante as investigações realizadas no Mar Báltico foram feitas extensas apreensões e a área foi cuidadosamente documentada”.

“As análises realizadas mostram vestígios de explosivos em vários dos objetos estranhos encontrados. O trabalho de análise avançada continua para poder tirar conclusões mais sustentadas sobre o incidente”, lê-se no documento.

O procurador agradece a colaboração das várias autoridades envolvidas na investigação e lembra que “é importante que o trabalho seja feito em paz e tranquilidade”.

A Procuradoria-Geral da Suécia decidiu, em outubro, realizar novas investigações sobre os danos sofridos pelos gasodutos Nord Stream 1 e 2, no final de setembro.

Duas das quatro fugas descobertas nos gasodutos estão na zona económica exclusiva dinamarquesa, e outras duas na zona sueca. As investigações feitas na altura pelas autoridades dos dois Estados confirmaram que os danos foram causados por fortes explosões, reforçando a tese de que se tratou de atos de sabotagem.

Com as explosões, o Nord Stream 1, que tinha entrado em funcionamento em 2011, ficou inoperável. Já o segundo gasoduto, cuja construção tinha começado em 2011, não chegou a entrar em serviço.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+