Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sem qualquer aviso, Twitter encerra escritórios até segunda-feira

18 nov, 2022 - 13:54 • Rosário Silva

De acordo com a BBC, há relatos de que um grande número de funcionários se terá demitido depois de Elon Musk ter enviado um email aos trabalhadores a informar que iriam passar a trabalhar “longas horas, sob alta intensidade”.

A+ / A-
Debandada do Twitter depois da ameaça de Musk: ou trabalham "longas horas" ou serão despedidos
Debandada do Twitter depois da ameaça de Musk: ou trabalham "longas horas" ou serão despedidos

Até à próxima segunda-feira, dia 21 de novembro, estão encerrados os escritórios do Twitter. A decisão de Elon Musk apanhou todos de surpresa, tanto mais que não foi avançada qualquer explicação para o efeito.

De acordo com a BBC, esta decisão estará associada a relatos de que um grande número de funcionários se terá demitido depois do novo patrão desta rede social ter enviado um email aos trabalhadores do Twitter a informar que iriam passar a trabalhar “longas horas, sob alta intensidade”, caso contrário seriam forçados a aceitar uma proposta de despedimento coletivo, com direito a apenas três salários de indemnização.

A comunicação pedia também às pessoas que continuassem “a cumprir a política da empresa, abstendo-se de discutir informações confidenciais com meios de comunicação, a imprensa ou algum outro local".

Ao que tudo indica, este mal-estar resultou na debandada de uma grande parte dos funcionários que terão preferido demitir-se a aceitarem as condições impostas por Elon Musk.

A BBC cita um antigo empregado do Twitter, que prefere manter o anonimato, tendo afirmado que “quando a poeira baixar, vão provavelmente restar menos de dois mil trabalhadores".

"Eu não queria trabalhar para alguém que nos ameaçou várias vezes por e-mail, quando já estava a trabalhar entre 60 e 70 horas semanais", relatou.

Até à aquisição por Elon Musk, a empresa tinha cerca de 7.500 funcionários. Desconhece-se por agora, quantos se terão demitido em protesto contra as novas regras impostas pelo novo gestor.

Depois de um longo e controverso processo de negociação para a aquisição do Twitter, Elon Musk fechou negócio pagando 44 mil milhões de dólares (cerca de 42 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual) pela rede social.

Desde então, já anunciou o despedimento de metade do pessoal, isto depois de uma série de executivos de topo terem sido igualmente demitidos.

Na última semana, o empresário também anunciou aos funcionários do Twitter o fim da possibilidade de trabalho remoto, garantindo que estes "tempos difíceis" vão passar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+