Tempo
|
A+ / A-

Rússia convocou embaixador polaco em Moscovo na sequência de incidente com míssil

16 nov, 2022 - 00:02 • Lusa

Moscovo critica o que classifica como "show político" do governo de Varsóvia que, imediatamente após a queda do míssil, convocou o embaixador russo, sem que houvesse ainda dados precisos sobre o que tinha acontecido.

A+ / A-

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo convocou esta quarta-feira o embaixador polaco em Moscovo, um dia depois de um disparo de míssil mortal na Polónia ter feito recear uma escalada na Ucrânia invadida pela Federação Russa.

Em comunicado, o Ministério indicou ter transmitido ao diplomata "o caráter inaceitável do reforço na Polónia de uma histeria antirrussa" depois do incidente.

"Enquanto anoitecia e não havia qualquer informação fiável sobre o que tinha ocorrido, Varsóvia considerou necessário convocar o embaixador russo e transformar a situação em um 'show' político", considerou a diplomacia russa, apelando à Polónia para que não participe "em provocações sujas".

A Ucrânia acusou a Federação Russa de ter feito este ataque de míssil, o que esta desmentiu.

A NATO e a Polónia consideraram depois que era provável que se tratasse de um projétil antiaéreo ucraniano, disparado para defender o país face a uma nova vaga de bombardeamentos russos, mas que caiu em terras polacas por acidente.

O míssil causou a queda a duas pessoas em Przewodow, ao atingir uma construção agrícola, o que deixou a Polónia em choque e as suas forças armadas em estados de alerta reforçado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+