Tempo
|
A+ / A-

COP27

Guterres regressa à Cimeira do Clima para tentar salvar acordo final

17 nov, 2022 - 16:44 • José Pedro Frazão

A 24 horas do fecho da conferência, António Guterres diz que há uma quebra de confiança entre Norte e Sul e entre países mais e menos desenvolvidos.

A+ / A-

O secretário-geral da ONU, António Guterres, regressou a Sharm El-Sheik, no Egito, para o final da COP27 para tentar ajudar a um acordo na Conferência sobre o Clima.

A 24 horas do fecho da conferência, António Guterres diz que há uma quebra de confiança entre Norte e Sul e entre países mais e menos desenvolvidos.

“Estamos num ponto crucial das negociações. Está previsto que a COP27 feche nas próximas 24 horas e as partes permanecem significativamente divididas numa série de questões, declarou o secretário-geral das Nações Unidas.

“Houve claramente uma quebra de confiança no Norte e no Sul e entre as economias desenvolvidas e emergentes. Mas não é hora de apontar o dedo. O jogo das culpas é uma receita para uma destruição mútua garantida”, disse António Guterres.

O antigo primeiro-ministro português apela a todos para que “estejam ao nível que o momento exige face ao maior desafio que a Humanidade está a enfrentar”.

A Cimeira deverá terminar na sexta-feira mas, numa conferência de imprensa realizada esta quinta-feira à tarde, o presidente da COP27 revelou que há “divergências persistentes” em todas as áreas centrais ligadas às alterações climáticas .

O egípcio Sameh Shoukry apelou a todos os países para que façam um esforço adicional para conseguir resultados no Egipto.

Em jogo na Conferência do Clima estão três grandes áreas:

  • Um acordo de compensação sobre perdas e danos causados pelas alterações climáticas;
  • Metas de redução de emissões atualizadas, com cortes capazes de conter a subida da temperatura média global a 1,5 graus face ao período pré-industrial;
  • Transferência de 100 mil milhões de dólares anuais em financiamento dos países ricos para os países em desenvolvimento e duplicação das verbas destinadas a projetos de adaptação às alterações climáticas.
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+