Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Erdogan garante que nem EUA nem Rússia vão usar armas nucleares

17 nov, 2022 - 11:42 • Lusa

Presidente da Turquia confirma que o diretor da CIA e o responsável do FSB russo se encontraram em Ancara esta semana.

A+ / A-

“Nem os Estados Unidos nem a Rússia vão tentar usar armamento nuclear”, disse esta quinta-feira o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, no contexto da reunião de representantes dos serviços de informações dos dois países em Ancara.

“De acordo com os dados que recebi do meu diretor dos serviços secretos no que diz respeito aos Estados Unidos e à Rússia, nenhuma das duas partes vai cair na tentação de utilizar armas nucleares”, disse Erdogan, citado hoje pela agência oficial turca Anadolu.

O chefe de Estado turco confirmou que o diretor da CIA William Burns (serviços de informações dos Estados Unidos) e o homólogo russo Serguei Narychkine (FSB) estiveram no princípio da semana na capital da Turquia.

No encontro, Burns alertou o chefe dos serviços secretos russos das consequências da utilização de armas nucleares, sendo que Washington tinha afirmado anteriormente que a Rússia tinha ameaçado utilizar este tipo de armamento na Ucrânia.

Antes, a Casa Branca tinha afirmado também que a reunião de Ancara “não foi uma negociação de qualquer tipo” ou “uma discussão de um acordo sobre a guerra na Ucrânia”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+