Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Míssil russo que atingiu Polónia terá sido lançado da Ucrânia, indica Presidente polaco

16 nov, 2022 - 11:19 • Joana Azevedo Viana com agências

Andrzej Duda diz que há uma "elevada probabilidade" de o míssil que matou duas pessoas em região fronteiriça ter sido lançado a partir da Ucrânia, apesar de ser de fabrico russo.

A+ / A-

O Presidente da Polónia disse esta quarta-feira de manhã que existe uma "elevada probabilidade" de o míssil que atingiu território polaco ontem à noite, matando duas pessoas, ter sido lançado a partir da Ucrânia.

Andrzej Duda refere um "incidente infeliz" envolvendo a defesa aérea ucraniana, dizendo que não há motivos para crer que se tratou de um ataque intencional ou que o rocket foi lançado a partir da Rússia.

A informação foi adiantada à hora em que os aliados da NATO estavam reunidos de emergência em Bruxelas para debater o novo pico de tensão no contexto da guerra na Ucrânia.

Se se confirmasse que o ataque tinha sido ordenado por Moscovo, a aliança atlântica poderia ativar os artigos 4 e 5 do tratado da NATO, que preveem o apoio de todos os Estados-membros da organização militar quando um deles está sob ameaça ou é alvo de ataques.

Esta manhã, duas fontes com conhecimento da análise oficial dos EUA ao incidente já tinham indicado que o míssil a atingir a Polónia ontem teria sido lançado a partir da Ucrânia e não da Rússia, apesar de o míssil ser de fabrico russo -- isto depois de o Presidente norte-americano, Joe Biden, ter destacado que era "improvável" que o ataque tivesse tido origem na Rússia.

O míssil em questão atingiu os arredores da zona rural polaca de Przewodow, a cerca de seis quilómetros a oeste da fronteira com a Ucrânia.

O ataque teve lugar à mesma hora em que a Rússia lançou a sua maior ofensiva com mísseis em mais de um mês contra uma série de cidades ucranianas, destruindo mais infraestruturas elétricas. Já esta amanhã, as sirenes de ataques aéreos voltaram a soar em toda a Ucrânia face à iminência de renovados bombardeamentos russos.

[atualizado às 11h43]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Talvez
    16 nov, 2022 Continuam as dúvidas 17:28
    Pode ser e pode não ser. Evitou-se para já a III Guerra Mundial, mas estas explicações são demasiado rápidas para se considerarem 100% fidedignas.

Destaques V+