Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Improvável que míssil a atingir Polónia tenha sido lançado a partir da Rússia, diz Biden

16 nov, 2022 - 03:41 • Lusa

Presidente norte-americano confirma que os líderes do G7 e da NATO decidiram apoiar uma investigação sobre a queda do míssil de fabrico russo.

A+ / A-

O presidente dos Estados Unidos disse ser improvável que o míssil que atingiu a Polónia e matou duas pessoas ao final de terça-feira tenha sido lançado a partir da Rússia.

"Há informações preliminares que contestam isso", disse Joe Biden aos jornalistas quando questionado se o míssil foi lançado da Rússia. "É improvável nas linhas da trajetória que tenha sido lançado da Rússia, mas veremos", acrescentou.

As primeiras investigações indicam que o projétil que atingiu a Polónia esta terça-feira terá sido lançado pelas forças de defesa ucranianas contra um míssil russo. A informação foi avançada pela agência de notícias Associated Press, citando responsáveis norte-americanos. Entretanto, também uma fonte da presidência francesa recomendou "máxima cautela" na avaliação da origem do projétil, que caiu em território polaco e provocou dois mortos.

Por outro lado, os líderes do G7 e da NATO decidiram apoiar uma investigação sobre a queda do míssil de fabrico russo, revelou.

Em Bali, onde Joe Biden se encontra a participar na cimeira do G20, o governante explicou que este acordo foi alcançado "por unanimidade" durante uma reunião de emergência que decorreu esta manhã.

De acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP), o encontro realizou-se no hotel Grand Hyatt, em Bali, onde está hospedado Joe Biden.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Polónia confirmou, esta noite, que um "projétil de fabrico russo" atingiu o território deste país da NATO junto à fronteira com a Ucrânia, causando a morte a duas pessoas.

"Na vila de Przewodów (...), um projétil de fabrico russo caiu (na terça-feira), matando dois cidadãos da República da Polónia", salienta-se num comunicado do porta-voz do ministério, Lukasz Jasina.

Na mesma nota acrescenta-se que o embaixador russo na Polónia foi convocado para prestar "explicações detalhadas".

Além de Biden, estiveram presentes no encontro de emergência o chanceler alemão, Olaf Scholz, os primeiros-ministros do Canadá, Reino Unido, Itália e Japão, Justin Trudeau, Rishi Sunak, Giorgia Meloni e Kishida Fumio, respetivamente, e o presidente francês, Emmanuel Macron.

Também a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, encontram-se no local, informou a Casa Branca.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Próximo erro
    16 nov, 2022 Até pode ser cá 09:52
    Se não foi propositado nem lançado da Rússia, então é uma coisa. Outra, é para evitarem o estado de guerra entre a Rússia e a NATO após um ataque a um País membro, andarem com um chorrilho de mentirolas a isentar a Rússia e a dar ideias ao Putin que não há problema em haver "próximos erros".

Destaques V+