Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições intercalares nos EUA

Republicana pró-Trump Kari Lake perde corrida-chave a governadora do Arizona

15 nov, 2022 - 09:45 • Joana Azevedo Viana

A democrata Katie Hobbs venceu a corrida, em mais um duro golpe para os republicanos e para Trump, que prometeu um "grande anúncio" para esta terça-feira.

A+ / A-

A candidata democrata a governadora do Arizona, Katie Hobbs, derrotou a rival republicana na corrida ao cargo, no contexto das eleições intercalares nos EUA.

No discurso de vitória, na madrugada desta terça-feira, Hobbs prometeu trabalhar para todos os habitantes do estado no atual "momento de divisão", apostando num tom conciliatório.

"Mesmo neste momento de divisão, acredito que há muito mais a ligar-nos."

À mesma hora, Lake, que passou a campanha a defender que a presidência foi roubada a Donald Trump nas eleições de 2020, sugeriu que os resultados da corrida eleitoral no Arizona estão errados e que alguns votos não foram contabilizados, sem apresentar provas que sustentem a acusação.

Entretanto, uma semana depois das "midterms" e com várias contagens ainda em curso, a Câmara dos Representantes continua em disputa. Os republicanos precisam de conquistar pelo menos 218 assentos na câmara baixa do Congresso, algo que parecia mais fácil há alguns dias.

EUA. Biden e Trump deixam último apelo ao voto nas
EUA. Biden e Trump deixam último apelo ao voto nas 'midterms'

Neste momento, o partido já conquistou 215 assentos contra 211 para os democratas, apontam projeções da CBS News. Já no Senado, os democatas conseguiram, contra o que antecipavam algumas sondagens, manter a curta maioria que detinham.

Os resultados já anunciados marcam um duro golpe para os republicanos e sobretudo para Donald Trump, que tinha pedido uma "gigante onda vermelha" contra os democratas e que, antes das eleições, prometeu para hoje um "grande anúncio", potencialmente da sua recandidatura à presidência dos EUA nas eleições de 2024.

Numa entrevista à BBC News durante a campanha para as intercalares, Kari Lake, que chegou a ser apelidada de "Trump de saias", disse que o ex-Presidente não deveria ter de recandidatar-se à Casa Branca porque "venceu as últimas eleições", prevendo que o empresário "vai voltar para se vingar".

Não existem provas de que as eleições de 2020, ou as "midterms" deste mês, tenham sido fraudulentas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+