Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

G20. Zelensky diz ser o momento de acabar com a “guerra destrutiva da Rússia”

15 nov, 2022 - 05:40 • Marisa Gonçalves

O Presidente ucraniano discursou por videoconferência, na cimeira do G20.

A+ / A-

“Este é o momento em que a guerra destrutiva russa deve e pode ser interrompida”. Estas foram palavras do Presidente da Ucrânia aos líderes reunidos na cimeira do G20, numa comunicação feita por videoconferência, esta terça-feira.

No seu discurso, Volodymyr Zelensky disse que a Rússia deve “reafirmar a integridade territorial da Ucrânia, retirar as suas tropas e pagar uma indemnização pelos danos causados”.

Na mesma intervenção, o presidente ucraniano acrescentou que “não pode haver desculpas para a chantagem nuclear” e defendeu a libertação de todos os prisioneiros.

“Devemos unir-nos pelo único modelo possível de libertação de prisioneiros, todos por todos”, declarou perante os participantes na cimeira. Segundo o líder, essa troca deve incluir também os civis que partiram para a Rússia.

Na sequência deste discurso, o Presidente ucraniano fez uma publicação através do seu canal de Telegram onde escreve que a Ucrânia “não permitirá que a Rússia aumente as suas forças e comece uma nova onda de terror e desestabilização global”. Sustenta ainda que “não haverá Minsk-3 que a Rússia volte a violar após um acordo”.

Elenca também alguns pressupostos para encetar um plano de paz onde inclui, por exemplo, garantias sobre segurança nuclear, alimentar ou energética e também exige a libertação de todos os prisioneiros e o fim das hostilidades.

Esta manhã, o presidente chinês, Xi Jinping, pediu ao G20 para se “opor firmemente à politização e instrumentalização dos problemas alimentares e energéticos”, decorrentes da guerra na Ucrânia.

Antes, o presidente francês, Emmanuel Macron, pediu ao presidente chinês que convença Putin a voltar à mesa de negociações para pôr termo ao conflito.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, é a grande ausência do maior encontro de líderes mundiais desde o início da pandemia de covid-19.

Esta é a primeira cimeira do G20 desde que começou a guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro deste ano, e a falta de consenso entre os participantes poderá refletir-se na declaração final conjunta, como aconteceu na cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), realizada no domingo, em Phnom Penh, capital do Camboja.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • O Irrealismo
    15 nov, 2022 Segundo Moscovo 15:40
    O Lavrov já veio dizer que "isso é irrealista" e outro abjeto veio acrescentar que as "conversações devem ter em conta a realidade no terreno", ou seja, a guerra é para continuar e conversações a Rússia só deve aceitar quando a Crimeia estiver em vias de ser retomada pela Ucrânia, depois de no resto do território Ucraniano, os russos tiverem sido corridos..

Destaques V+