Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cimeira do G20

Rússia desmente hospitalização do ministro Sergei Lavrov à chegada a Bali

14 nov, 2022 - 09:26 • Joana Azevedo Viana com agências

O chefe da diplomacia da Rússia é a mais alta figura do país a marcar presença no encontro das 20 maiores economias mundiais, que arranca amanhã na ilha indonésia.

A+ / A-

A Rússia desmentiu esta segunda-feira a alegada hospitalizaçao do ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, em Bali, onde aterrou no domingo para participar na cimeira do G20.

O desmentido foi feito pela porta-voz do MNE russo, Maria Zakharova, cerca de uma hora depois de ter sido avançado que Lavrov teria sido transportado para o hospital na sequência de um "problema cardíaco".

Nas redes sociais, Zakharova publicou um vídeo do ministro russo a trabalhar no hotel. Aos "jornalistas do Ocidente", Lavrov pede que sejam "mais verdadeiros" e acusa a comunicação social de se "limitar apenas de um dos lados da história nas questões que envolvem a Rússia".

Para o representante russo na cimeira do G20, "não há nada de novo" no "jogo político" do Ocidente.

Essa informação tinha sido avançada à Associated Press por três fontes do Governo e da comunidade médica da Indonésia, indicando que o chefe da diplomacia russa estaria a ser tratado na ilha.

As três fontes recusaram ser identificadas por não estarem autorizadas a discutir o assunto publicamente. Duas delas indicaram que Lavrov estaria a receber tratamento para um "problema cardíaco".

O governador de Bali, por sua vez, adiantou à AP que o ministro russo precisou de assistência hospitalar, mas que apenas passou pelo hospital para uma breve avaliação dos sintomas.

O Hospital Sanglah, na capital pronvicial Denpasar, para onde o MNE russo terá sido levado, ainda não confirmou as informações publicamente.

A embaixada da Rússia na Indonésia também ainda não reagiu ao sucedido.

Lavrov é a mais importante figura do Governo russo a participar na cimeira das 20 maiores economias do mundo, que arranca na terça-feira, após o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter confirmado que não vai participar no encontro.

[Atualizado às 13h28]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    14 nov, 2022 Lisboa 12:22
    Se calhar, durante alguns segundos saiu da Realidade Alternativa em que vive, viu as coisas como elas realmente são, e isso provocou-lhe um ataque cardíaco... Ou então carregou demais na medicação que toma para se manter nessa Realidade Alternativa, sem se escangalhar a rir, quando manda aquelas atoardas que costuma mandar nas conferências de Imprensa...

Destaques V+