Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal espera nono pacote de sanções contra a Rússia

14 nov, 2022 - 17:42 • Lusa

"m causa poderão estar "sanções sobre mais indivíduos e sobre mais entidades, incluindo sanções bancárias sobre algumas entidades que ainda estão no sistema SWIFT", afirma o ministro João Gomes Cravinho.

A+ / A-

O ministro português dos Negócios Estrangeiros disse esta segunda-feira que "já houve oito pacotes de sanções e haverá seguramente um novo" visando a Rússia, pela invasão da Ucrânia, a ser negociado na União Europeia, com mais sanções individuais e financeiras.

"Vários países falaram [hoje] da possibilidade de desenvolvermos um novo pacote e acredito que isso vá acontecer. Já foram oito pacotes e haverá seguramente um novo, mas esse pacote ainda não cristalizou, ainda estão a ser discutidas modalidades que podem fazer parte desse pacote", declarou o chefe da diplomacia portuguesa, João Gomes Cravinho.

Falando aos jornalistas portugueses em Bruxelas no final de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE), na qual foi admitida a criação de um nono pacote de sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia, João Gomes Cravinho apontou que em causa poderão estar "sanções sobre mais indivíduos e sobre mais entidades, incluindo sanções bancárias sobre algumas entidades que ainda estão no sistema SWIFT [relativo ao sistema internacional de instituições bancárias]".

Apesar de vincar que "há margem ainda para mais sanções", o governante lembrou que "as sanções precisam de passar por unanimidade, ou seja, por 27 países" da UE.

"Passaram oito pacotes através do crivo desses 27 países" e, "naturalmente, que há preocupação em relação ao impacto que a guerra tem sobre a economia mundial, incluindo um aspeto muito importante, uma demonstração nos últimos tempos de vontade por parte do Presidente [russo, Vladimir] Putin, de instrumentalizar os cereais utilizados no Mar Negro como uma arma contra aqueles que não o apoiam na sua guerra", prosseguiu.

De acordo com João Gomes Cravinho, assiste-se agora a "um clima mau provocado pela invasão da Ucrânia, mas há também uma grande determinação em prosseguir".

"A vitória ucraniana em Kherson dá muito alento a essas perspetivas mais positivas sobre o caminho da guerra", concluiu o responsável.

A ofensiva militar lançada em 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia mergulhou a Europa naquela que é considerada como a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Quais sanções qual q
    14 nov, 2022 Farsa 20:56
    As sanções que realmente fariam mossa, era o corte total de importações de gás natural, petróleo e carvão, a recusa de fretes marítimos para transporte de mercadorias russas, o confisco total de todos os depósito e valores russos depositados no Ocidente e sua entrega à Ucrânia como reparação de guerra, e obviamente a proibição total de transito de russos para países Ocidentais. O que estão a preparar é facilmente ultrapassável por Moscovo.

Destaques V+