Tempo
|
A+ / A-

Irão acusa Macron de incentivo à violência com "declarações vergonhosas"

13 nov, 2022 - 12:15 • Lusa

Presidente francês recebeu quatro ativistas iranianas à margem do Fórum da Paz e elogiou a "revolução que estão a liderar" no Irão.

A+ / A-
Emmanuel Macron. Foto: Christophe Petit Tesson/EPA
Emmanuel Macron. Foto: Christophe Petit Tesson/EPA
Emmanuel Macron discursa na ONU Foto: Justin Lane/EPA
Emmanuel Macron discursa na ONU Foto: Justin Lane/EPA
Emmanuel Macron no debate geral da 77.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Foto: Jason Szenes/EPA
Emmanuel Macron no debate geral da 77.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Foto: Jason Szenes/EPA
Emmanuel Macron Presidente França. Foto: Christophe Archambault/EPA
Emmanuel Macron Presidente França. Foto: Christophe Archambault/EPA

O Governo iraniano acusou este domingo o Presidente francês, Emmanuel Macron, de fazer declarações "lamentáveis e vergonhosas" sobre a contestação em curso no Irão, considerando mesmo tratar-se de um incentivo à violência.

Macron recebeu quatro ativistas iranianas em Paris, na sexta-feira, à margem do Fórum da Paz, e elogiou a "revolução que estão a liderar" no Irão.

"É uma violação flagrante das responsabilidades internacionais da França na luta contra o terrorismo e a violência e consideramos que favorece estes fenómenos sinistros", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Nasser Kanani, citado pela agência francesa AFP.

O Irão tem sido palco de protestos desde a morte, em 16 de setembro, de Mahsa Amini, uma mulher curda iraniana de 22 anos que tinha sido presa três dias antes pela polícia moral por violar o rigoroso código de vestuário da República Islâmica.

O protesto, que começou como uma rejeição das restrições de vestuário impostas às mulheres após a morte da jovem, evoluiu para um movimento dirigido contra a teocracia que tem governado o Irão desde a revolução islâmica de 1979.

A organização não-governamental Iran Human Rights, com sede em Oslo, anunciou, no sábado, que a repressão dos protestos provocou 326 mortos.

O balanço anterior divulgado pela mesma organização, que tem uma rede de informadores no Irão, era de 304 mortos.

A delegação recebida por Macron integrava Masih Alinejad, uma ativista iraniana baseada em Nova Iorque que está a encorajar as mulheres iranianas a protestar contra o véu obrigatório.

Macron manifestou às ativistas "respeito e admiração no contexto da revolução que estão a liderar", segundo a AFP.

"As declarações de Macron sobre o seu apoio a esta chamada revolução liderada por estas pessoas são lamentáveis e vergonhosas", disse Kanani.

O porta-voz referiu-se especificamente a Masih Alinejad, considerando "surpreendente que o Presidente de um país que reivindica a liberdade se rebaixasse a encontrar-se com uma pessoa odiada".

Kanani acusou a ativista baseada em Nova Iorque de tentar "espalhar o ódio e levar a cabo atos violentos e terroristas no Irão e contra as representações diplomáticas do Irão no estrangeiro".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+