Tempo
|
A+ / A-

​Guerra na Ucrânia

Bandeira ucraniana hasteada em Kherson após debandada russa

11 nov, 2022 - 16:32 • Ricardo Vieira

Imagens mostram a população e soldados ucranianos a celebrar na Praça da Liberdade e noutras artérias da cidade do Sul da Ucrânia.

A+ / A-
Oito meses depois, a bandeira da Ucrânia volta a ser hasteada em Kherson
Oito meses depois, a bandeira da Ucrânia volta a ser hasteada em Kherson

A bandeira da Ucrânia foi esta sexta-feira hasteada no coração da cidade de Kherson, após a retirada dos militares russos.

Imagens divulgadas nas redes sociais, e já confirmadas pela imprensa internacional, mostram a população e soldados ucranianos a celebrar na Praça da Liberdade e noutras artérias da cidade do Sul da Ucrânia.

“Glória à Ucrânia! Glória aos nossos heróis!” ou “Glória às Forças Armadas da Ucrânia” foram algumas das palavras de ordem ouvidas no centro de Kherson.

As imagens mostram a população com bandeiras da Ucrânia a celebrar emotivamente o fim da ocupação russa, que durava há vários meses.

A entrada das forças ucranianas em Kherson acontece dias depois de a Rússia ter ordenado a retirada dos milhares de soldados para a margem oriental do Rio Dnipro.

Esta sexta-feira, o Ministério da Defesa de Moscovo anunciou que 30 mil soldados abandonaram a região de Kherson. Cerca de 5 mil viaturas militares e peças de armamento também foram retiradas.

Apesar da debandada, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, declarou que a região ucraniana de Kherson, incluindo a capital com o mesmo nome, continua a fazer parte da Rússia.

O território "é um assunto da Federação Russa", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, citado pela agência francesa AFP. "Não pode haver mudança", acrescentou Peskov, no primeiro comentário da Presidência russa sobre a retirada das suas forças de Kherson, que foi concluída hoje.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    11 nov, 2022 Lisboa 21:51
    Peskov não tomou a medicação, só isso. Claro que há muito a fazer, mas a Ucrânia mantém a ofensiva e os russos em retirada tentam concentrar-se em Donetsk, quando muito provavelmente a próxima iniciativa ucraniana será um ataque maciço de drones marítimos que reduza a frota russa do Mar Negro a destroços esparsos, o que significaria o principio do fim para a presença russa na Crimeia. Ou um ataque a Mariupol que bem sucedido, cortaria em 2 as partes de território ucraniano ocupado pelos russos e praticamente significaria o fracasso total da invasão russa. Em qualquer dos casos, o apoio Ocidental é para manter e reforçar, se possível. Já se viu a alma do povo ucraniano e já se viu o que eles conseguem fazer com moderno armamento Ocidental. É continuar esse apoio, pois se nos dói a nós, em termos de Economia, imaginem ao Putin em termos de sonhos de juntar a Ucrânia à Rússia...

Destaques V+