Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido. Tratamentos a doenças de sangue infetaram centenas de crianças com HIV nos anos 70 e 80

10 nov, 2022 - 16:12 • Pedro Valente Lima

Entre 1970 e 1991, o sistema de saúde britânico usou sangue contaminado com o vírus para tratamentos e transfusões de sangue. Investigação confirma que, pelo menos, cerca de quatro mil pessoas terão contraído SIDA devido ao erro médico.

A+ / A-

Um inquérito público no Reino Unido descobriu que, entre 1970 e 1991, cerca de 380 crianças foram infetadas com o vírus de imunodeficiência humana (VIH) devido a tratamentos à hemofilia e a outras doenças de sangue.

De acordo com a BBC, ao longo de 21 anos, o NHS - o sistema nacional de saúde britânico - realizou procedimentos médicos com recurso ao Fator VIII, um tipo de tratamento inovador na altura, que substituía as proteínas de coagulação de pacientes com problemas no sangue.

A medicação utilizada nessa época era importada dos Estados Unidos, proveniente de plasma sanguíneo de milhares de doadores incluídos nos considerados grupos de alto risco.

No mesmo período, os investigadores estimam que, pelo menos, cerca de 1.250 pessoas tenham contraído SIDA - Síndrome de Imunodeficiência Adquirida - devido às perfusões intravenosas e transfusões de sangue efetuadas no âmbito deste tratamento em específico.

Feitas as contas, um em cada três infetados era uma criança. O estudo avança ainda que cerca de metade das pessoas seropositivas terão morrido antes do aparecimento de medicamentos antirretrovirais para o VIH.

O trabalho de investigação sobre as infeções por VIH no sistema de saúde britânico iniciou em 2017, com um inquérito público ordenado pela então primeira-ministra, Theresa May. A decisão surgia depois de várias vítimas terem declarado publicamente que as autoridades do país encobriam o escândalo durante anos.

Desde então, o Infected Blood Inquiry ("Inquérito sobre o Sangue Infetado", numa tradução livre) tenta apurar dados concretos sobre o impacto real do problema. Em julho deste ano, o estudo já havia identificado cerca de quatro mil casos.

A BBC também confirma que vários dos sobreviventes e parceiros das vítimas já falecidas irão receber uma indemnização de cem mil libras (quase 115 mil euros) do Governo britânico.

Segundo estimativas, entre cinco a 30 mil pessoas poderão ter contraído SIDA devido ao uso de sangue contaminado com VIH em tratamentos e transfusões no Reino Unido.

Ainda no mês passado, o mesmo grupo de investigação tinha revelado que, pelo menos, 175 crianças com hemofilia haviam sido infetadas com o vírus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+