Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França suspende acordo de acolhimento de refugiados com Itália

10 nov, 2022 - 15:47 • Lusa

Medida foi tomada após a recusa do Governo de Georgia Meloni em autorizar o navio 'Ocean Viking' a atracar no seu território.

A+ / A-

A França suspendeu o acolhimento previsto de 3.500 refugiados atualmente em Itália, como protesto contra a recusa deste país em autorizar o navio 'Ocean Viking' a atracar no seu território, anunciou hoje o ministro do Interior francês.

Em conferência de imprensa hoje realizada em Paris, Gérald Darmanin afirmou que a França decidiu acolher "a título excecional" o navio humanitário 'Ocean Viking', com 234 migrantes resgatados no Mediterrâneo, mas vai adotar sanções contra Itália pela recusa de receber o barco e quer que a União Europeia faça o mesmo.

Além da "suspensão com efeitos imediatos" do acolhimento de 3.500 refugiados, França vai reforçar os controlos fronteiriços com Itália, afirmou o ministro.

"O Governo italiano é quem perde", considerou, reiterando que "haverá consequências extremamente fortes no relacionamento bilateral" entre os dois países e no relacionamento de Itália com a União Europeia.

Os 3.500 migrantes que deveriam ser transferidos, no próximo verão, de Itália para França faziam parte de um acordo no âmbito do mecanismo europeu para deslocalização noutros países europeus de refugiados que chegam aos principais países recetores, nomeadamente Itália.

Gerald Darmanin defendeu ainda que "todos os outros participantes [neste mecanismo], em particular a Alemanha", suspendam também o acolhimento previsto de refugiados atualmente em Itália.

Segundo Darmanin, o navio de resgate deverá chegar ao porto de Toulon, no sul de França, na sexta-feira, sendo que a guarda costeira francesa já tinha iniciado a retirada médica de algumas pessoas em condições mais frágeis.

O navio, da organização não-governamental (ONG) europeia SOS Méditerranée, com bandeira norueguesa, estava há 19 dias no mar, com 234 migrantes, não tendo recebido autorização das autoridades italianas para desembarcar no país.

Segundo alertou a ONG na segunda-feira, a situação a bordo era já "insuportável", já que os migrantes apresentam "sinais significativos de ansiedade e depressão".

O ministro francês criticou a decisão de Itália de não atribuir um porto de segurança ao 'Ocean Viking', considerando-a "uma escolha incompreensível", e sublinhou que o acolhimento do navio de resgate de migrantes é feito "a título excecional".

"Deixei claro, a pedido do Presidente da República, que é a título excecional que acolhemos este barco, tendo em conta os 15 dias de espera no mar que as autoridades italianas fizeram os passageiros esperar", referiu, no final do Conselho de Ministros.

De acordo com o ministro do Interior, um terço dos passageiros será realojado em território francês, mas os que não cumprirem os critérios para serem requerentes de asilo "serão devolvidos diretamente".

O novo Governo de extrema-direita de Itália, liderado pela primeira-ministra Giorgia Meloni, acusa as organizações humanitárias que resgatam migrantes no mar de encorajarem o fenómeno migratório, pelo que decidiu não autorizar ou não responder aos seus pedidos para atracar em portos italianos.

Vários navios com centenas de migrantes mantiveram-se, durante dias, ao largo da costa italiana, apesar da degradação do estado de saúde dos passageiros.

Na segunda-feira, o ministro das Infraestruturas italiano e líder do partido de extrema-direita Liga, Matteo Salvini, sublinhou que a Europa "não pode deixar a Itália sozinha" e pediu ajuda para realojar os migrantes que chegam ao país.

Pelo menos 1.337 pessoas desapareceram nas rotas de migração do Mediterrâneo Central este ano, de acordo com o Projeto de Migrantes Desaparecidos da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Falsos
    10 nov, 2022 Aldra...bice 17:21
    A França arranjou foi um pretexto para não receber migrantes. Todos querem que a Itália/Grécia e companhia os acolham, mas quando chega a altura de os redistribuir pelos outros países da UE, todos ou quase todos, assobiam para o lado ...

Destaques V+