Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Sean Penn volta à Ucrânia e deixa Óscar a Zelensky

09 nov, 2022 - 08:26 • Marta Pedreira Mixão

A estatueta ficará "emprestada" à Ucrânia até ao fim da guerra.

A+ / A-

O ator e realizador americano Sean Penn regressou para mais uma visita à Ucrânia - a terceira desde o início da invasão russa - e deixou o seu Óscar ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, durante uma visita à capital Kiev

"É apenas uma coisa simbólica", disse, sentado ao lado do líder ucraniano. "Quando vencerem, tragam-no de volta a Malibu", afirmou.

Um vídeo colocado no canal de Telegram de Zelensky mostrava também o presidente a atribuir a Ordem de Mérito da Ucrânia a Sean Penn, que está a realizar um documentário sobre o conflito.

Posteriormente, Zelensky disse que Sean Penn tinha feito "tudo para ajudar a reunir apoio internacional" desde que visitou a capital ucraniana no dia da invasão.

O ator e o presidente ucraniano visitaram ainda uma placa com a assinatura de Sean Penn, datada de 24 de fevereiro, data da invasão russa, e colocada no pavimento do "Beco da Coragem", inaugurado em agosto para homenagear amigos da Ucrânia.

O beco, segundo Zelensky, representa a gratidão a figuras proeminentes que defendem a liberdade dos ucranianos, mas também "um lembrete a todas as gerações futuras do nosso povo de que pessoas, forças e indústrias diferentes se uniram para a nossa vitória".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+