Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Inabalável". EUA mantêm apoio à Ucrânia, independentemente do resultado das "midterms"

07 nov, 2022 - 22:29 • Lusa

Porta-voz da Casa Branca disse, esta segunda-feira, que Joe Biden "está determinado a trabalhar com os dois partidos", democrata e republicano, numa altura em que os conservadores se preparam para assumir pelo menos uma das duas câmaras do Congresso norte-americano.

A+ / A-

Os Estados Unidos prometem manter um apoio "infalível e inabalável" à Ucrânia, qualquer que seja o resultado das eleições intercalares desta terça-feira, assegurou a Casa Branca.

Joe Biden "está determinado a trabalhar com os dois partidos", democrata e republicano, nessa direção, referiu a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, num momento em que os conservadores se preparam para assumir pelo menos uma das duas câmaras do Congresso norte-americano.

O líder dos republicanos na Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, reiterou em entrevista transmitida hoje pela CNN, que o seu desejo é "não passar um cheque em branco" a Kiev, caso o seu partido obtenha a maioria nas eleições intercalares.

Apesar de assegurar que se deve "apoiar fortemente a Ucrânia", McCarthy alertou para a necessidade das autoridades "serem mais cuidadosas no futuro" e de "garantirem que os meios são direcionados para onde são necessários".

O republicano pode tornar-se o 'speaker' (presidente) da Câmara dos Representantes, em substituição da democrata Nancy Pelosi.

Esta sexta-feira, o conselheiro de segurança nacional de Joe Biden, Jake Sullivan, reuniu-se com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Kiev, onde anunciou o financiamento de Washington para a modernização de veículos blindados e sistemas de mísseis terra-ar.

Esta última ronda de ajuda militar eleva o total dos apoios dados pelos EUA à Ucrânia para cerca de 18.200 milhões de dólares desde o início da invasão russa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+