Tempo
|
A+ / A-

COP 27

​Não haverá “renascimento das energias fósseis”, garante chanceler alemão

07 nov, 2022 - 22:21 • Lusa

Guerra na Ucrânia levou a Alemanha a reabrir temporariamente centrais a carvão, mas só durante "um curto período", disse Olaf Scholz.

A+ / A-

O chanceler alemão, Olaf Scholz, rejeita firmemente qualquer "renascimento mundial das energias fósseis", ao falar durante a 27.ª Conferência das Partes (COP27) da Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.

"Não deve haver renascimento mundial das energias fósseis. Quanto à Alemanha, eu digo-o: não haverá de forma alguma", garantiu durante a COP que decorre na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh.

"Para nós, é mais claro do que nunca que o futuro pertence à energia eólica, ao solar e ao hidrogénio verde", acrescentou.

A invasão russa da Ucrânia e as suas repercussões no abastecimento energético alemão levaram Berlim a reabrir temporariamente centrais a carvão.

Mas, garantiu Scholz, isso só vai acontecer durante "um curto período".

Líder de uma coligação que inclui os Verdes, além dos Liberais, Scholz reforçou: "Estamos determinados a sair do carvão".

O governo alemão decidiu prolongar a atividade de várias centrais a carvão até à primavera de 2024, mas o objetivo de abandonar esta fonte de energia até 2030 permanece.

Para Scholz, a transição para energias renováveis "não é apenas um imperativo climático, económico e ambiental", mas também "um imperativo de segurança", ilustrado pela dependência alemã do gás russo.

"Tudo isto torna mais urgente a tarefa central da nossa época, a saber, limitar o aquecimento do planeta a 1,5 graus centígrados", insistiu o chanceler alemão, que visa "até 2045" atingir a neutralidade carbónica no seu país.

"Cada décima de grau de aquecimento a menos significa menos secas e inundações, menos conflitos ligados aos recursos, menos fome e más colheitas, e portanto mais segurança e prosperidade", detalhou Scholz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+