Tempo
|
A+ / A-

ONU pede a Musk para fazer respeitar os direitos humanos no Twitter

06 nov, 2022 - 09:49 • Lusa

Elon Musk, o homem mais rico do mundo, assumiu o controlo do Twitter na passada semana.

A+ / A-

O alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, pediu hoje ao novo dono do Twitter, Elon Musk, que garanta que esses direitos serão respeitados na rede social.

"Peço-lhe que garanta que os direitos humanos serão centrais para a gestão do Twitter sob a sua liderança", escreveu Turk, numa carta aberta, onde expressou “apreensão sobre o espaço público digital e o papel que o Twitter ali representa”.

“O respeito pelos nossos direitos humanos compartilhados deve atuar como salvaguardas para o uso e evolução da plataforma”, explicou Turk, lembrando que “como todas as empresas, o Twitter deve entender os danos associados à sua plataforma e tomar medidas para remediá-los”.

O alto-comissário lamentou a informação de que Elon Musk demitiu toda a equipa do Twitter dedicada aos direitos humanos, reconhecendo que isso "não é um começo animador".

Turk, que divulgou a sua carta aberta exatamente no Twitter, onde tem cerca de 25.000 seguidores, lembrou seis princípios fundamentais a ser respeitados, incluindo a liberdade de expressão, a proteção da privacidade e a garantia da transparência.

Elon Musk, o homem mais rico do mundo, assumiu o controlo do Twitter na passada semana, depois de comprar a rede social por 44 mil milhões de euros, tendo dissolvido de imediato o conselho de administração, além de expulsar os principais quadros e demitir cerca de metade dos 7.500 funcionários.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+