Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irão reconhece pela primeira vez que forneceu drones a Moscovo

05 nov, 2022 - 11:00 • Lusa

"Demos um número limitado de drones à Rússia meses antes da guerra da Ucrânia."

A+ / A-

O chefe da diplomacia do Irão reconhece pela primeira vez que Teerão forneceu drones a Moscovo, mas insiste que aconteceu antes da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

A declaração do ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Amirabdollahian, surge depois de meses de mensagens confusas do Irão sobre armamento, enquanto a Rússia enviava os drones contra infraestruturas energéticas ucranianas e alvos civis.

"Demos um número limitado de drones à Rússia meses antes da guerra da Ucrânia", disse Amirabdollahian aos jornalistas em Teerão.

Anteriormente, funcionários iranianos tinham negado armar a Rússia para a guerra contra a Ucrânia.

No início desta semana, o embaixador do Irão na Organização das Nações Unidas (ONU), Amir Saeid Iravani, disse que as afirmações eram "totalmente infundadas" e reiterou a posição de neutralidade do Irão na guerra.

Os EUA e os seus aliados ocidentais no Conselho de Segurança apelaram ao secretário-geral, António Guterres, para investigar se a Rússia utilizou drones iranianos para atacar civis na Ucrânia.

Mesmo assim, a Guarda Revolucionária paramilitar iraniana gabou-se vagamente de fornecer drones às principais potências mundiais. O líder Supremo Ayatollah Ali Khamenei elogiou a eficácia dos drones e ridicularizou o Ocidente, que referia seu perigo.

Durante as manifestações apoiadas pelo Estado para assinalar a tomada do poder da Embaixada dos EUA em 1979, na sexta-feira, multidões acenaram com cartazes dos drones em forma de triângulo como um ponto de orgulho nacional.

Ao reconhecer o carregamento, Amirabdollahian afirmou hoje que o Irão estava alheio à utilização dos seus drones na Ucrânia e disse que o Irão continuava empenhado em travar o conflito.

"Se nos for provado que a Rússia utilizou drones iranianos na guerra contra a Ucrânia, não ficaremos indiferentes a esta questão", disse.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+