Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Mais de 40% do orçamento do país dedicado a defesa e segurança

04 nov, 2022 - 03:50 • Lusa

O primeiro-ministro ucraniano espera “fechar com um défice de 38 mil milhões de dólares”, graças ao apoio dos parceiros internacionais.

A+ / A-

O Governo da Ucrânia vai gastar 43% do orçamento geral do Estado para 2023 em defesa e segurança, que corresponde a 1.300 milhões de hryvnias (cerca de 35,9 milhões de euros), anunciou o parlamento.

Conforme avança a Europa Press, o primeiro-ministro ucraniano, Denis Shmigal, agradeceu aos deputados que aprovaram o projeto de lei orçamental, que tem como objetivo alcançar a vitória na guerra iniciada pela Rússia há oito meses.

"Agradeço aos deputados a abordagem construtiva e estadista nesta votação", afirmou o primeiro-ministro.

O governante sublinhou que "a segurança social é a segunda prioridade".

"Esperamos fechar com um défice de 38 mil milhões de dólares, sobretudo graças ao apoio dos nossos parceiros internacionais. Em particular, a União Europeia, os Estados Unidos e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Vamos vencer e reconstruir o nosso país", disse o primeiro-ministro.

Shmigal assegurou que, apesar da guerra, o Governo não planeia aumentar os impostos e, em vez disso, vai reduzir as despesas do Estado em mais de 10.000 milhões de hryvnias (cerca de 277 milhões de euros).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+