Tempo
|
A+ / A-

Rússia vai retomar acordo para exportação de cereais da Ucrânia

02 nov, 2022 - 11:24 • Olímpia Mairos , com Reuters

Moscovo suspendeu o seu envolvimento no acordo no fim de semana, justificando que não poderia garantir a segurança de navios que cruzam o Mar Negro devido a ataques à sua frota.

A+ / A-

A Rússia vai retomar a sua participação no acordo de exportação de cereais do mar Negro.

“A Federação Russa considera que as garantias recebidas até ao momento parecem ser suficientes para retomar a implementação do acordo - a iniciativa para o transporte de cereais e comida a partir dos portos da Ucrânia foi suspenso depois dos ataques terroristas a Sevastopol”, disse o Ministério da Defesa russo no Telegram, citado pela agência Reuters.

Já o presidente turco Recep Tayyip Erdogan confirmou que Moscovo vai retomar a participação no acordo já esta quarta-feira.

Segundo a Reuters, Erdogan informou o parlamento que o ministro da Defesa russo tinha passado a informação à Turquia que o acordo iria ser retomado ao meio-dia.

No sábado, Moscovo tinha acusado a Ucrânia de atacar navios no porto de Sebastopol, na Crimeia, com recurso a drones. O ministro da Defesa russo sugeriu ainda que os drones pudessem ter sido lançados de um navio civil, usado para a exportação de bens alimentares. Na sequência da alegada ofensiva, a Rússia decidiu suspender a participação nos acordos sobre cereais durante o fim-de-semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+