Tempo
|
A+ / A-

Rússia acusa Reino Unido de ser responsável por alegada sabotagem do Nord Stream

01 nov, 2022 - 15:24 • Lusa

Investigações submarinas preliminares reforçaram suspeitas de sabotagem, pois as fugas nos gasodutos foram precedidas de explosões.

A+ / A-

A Rússia acusou novamente o Reino Unido, esta terça-feira, de estar na origem das explosões que danificaram os gasodutos Nord Stream 1 e 2 no Mar Báltico, concebidos para encaminhar o gás russo para a Europa.

"Os nossos serviços de informações têm provas que sugerem que o ataque foi dirigido e coordenado por especialistas militares britânicos”, disse o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, numa conferência de imprensa.

“Há evidências de que o Reno Unido está envolvido numa sabotagem, num ataque terrorista contra infraestruturas vitais de energia não russas, mas internacionais”, continuou Peskov.

Segundo o porta-voz do Kremlin, essas ações “não podem ficar sem resposta”, pelo que Moscovo vai agora analisar as medidas a tomar, criticando “o silêncio inaceitável das capitais europeias”.

No sábado, o exército russo tinha acusado Londres de estar envolvida nas explosões que levaram à fuga de gás no Nord Stream, alegações que surgiram após um ataque de ‘drones’ (aparelhos voadores não tripulados) perpetrado pelo exército ucraniano contra a frota naval que a Rússia mantém no Mar Negro, na Crimeia, planeado, segundo Moscovo, também por “especialistas britânicos”.

Londres, através do Ministério da Defesa considerou “falsas” as acusações, que servem unicamente para “desviar a atenção” da invasão russa da Ucrânia, iniciada a 24 de fevereiro.

A 26 de setembro, quatro grandes fugas de gás foram detetadas nos gasodutos Nord Stream 1 e 2 na ilha dinamarquesa de Bornholm — dois na zona económica sueca as restantes duas na da Dinamarca.

As investigações submarinas preliminares reforçaram as suspeitas de sabotagem, pois as fugas foram precedidas de explosões.

Os dois gasodutos Nord Stream, que ligam a Rússia à Alemanha, estão no centro das tensões geopolíticas há anos, intensificadas após a decisão de Moscovo cortar o fornecimento de gás para a Europa.

Fora de serviço, no entanto, os dois gasodutos continham gás quando foram danificados.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Abençoados
    01 nov, 2022 Sejam 22:53
    Até podem culpar-me a mim. Sempre achei que o corte total de carvão, petróleo e gás russo, era para se fazer de imediato e não por fases. E a Alemanha que se colocou ela mesma na dependência quase total da Rússia, que compre cobertores. O Nord Stream foi pelos ares? Benditos sejam os autores. Façam o mesmo a todos os gasodutos que vierem da Mãe-Rússia, a ver se este parque geriátrico chamado Europa, percebe que está em guerra, embora quem esteja a morrer sejam os Ucranianos, que diga-se de passagem, estão a defender a UE quando nem lhe pertencem.

Destaques V+