Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidenciais no Brasil

"Uma nova página na história do Brasil". As reações à vitória de Lula

31 out, 2022 - 13:29 • Diogo Camilo

António Costa diz ter “felicitado calorosamente” o candidato do PT, André Ventura diz que este é “um dia muito triste para a lusofonia” e chama Lula de “corrupto” e “ex-presidiário”.

A+ / A-

Com a vitória de Lula da Silva nas presidenciais brasileiras deste domingo, frente ao ex-presidente Jair Bolsonaro, sucederam-se as reações de decisores políticos por todo o mundo.

Em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa emitiu uma nota na página da Presidência da República pouco depois da confirmação da eleição, indicando que já tinha falado ao telefone com o candidato do PT. O primeiro-ministro, António Costa, que apoiou Lula na campanha como líder socialista, diz ter tido a oportunidade de “felicitar calorosamente” o presidente eleito.

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, também deixou um comentário na rede social: “Parabéns, Brasil”, escreveu.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros, tutelado por João Gomes Cravinho, saudou o “exemplo democrático” dado pelo país e garantiu que Portugal “é e sempre será um parceiro e um aliado ativo e empenhado do Brasil”.

O líder do PSD, Luís Montenegro, também em reação nas redes sociais, desejou uma “nova etapa de desenvolvimento, conciliação e paz social”.

Mas nem todas as reações foram positivas. André Ventura, líder do Chega, manifestou que a eleição de Lula é “um dia muito triste para a lusofonia”, chamando ao novo presidente brasileiro de “corrupto” e “ex-presidiário”.

“Dói sempre perder para a extrema-esquerda, a vida continua”, escreveu.

Em comunicado, o PCP "saúda a eleição de Lula como presidente do Brasil" e sublinha "a grande importância e significado político da derrota do candidato da extrema-direita para o desenvolvimento da luta do povo brasileiro e dos povos da América Latina e de todo o mundo pela democracia, o progresso social e a paz".

Já Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, parabenizou Lula e o Brasil.

Lá fora, o presidente dos EUA, Joe Biden, felicitou Lula da Silva pela sua eleição, naquilo que descreveu como um ato eleitoral “livre, justo e credível”. “Espero trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre os dois países nos próximos meses e anos.”

Emmanuel Macron, presidente francês, enalteceu a “nova página na história do Brasil” que se abre com a eleição de Lula. “Juntos, uniremos forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, escreveu.

Em Espanha, Pedro Sánchez indicou que o Brasil “decidiu apostar no progresso e na esperança”. “O seu sucesso será o do povo brasileiro.”

A presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, também felicitou Lula pela sua eleição, indicando que espera trabalhar com o Brasil em temas como as alterações climáticas.

Já na manhã desta segunda-feira, o novo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, deu os parabéns a Lula por se tornar novamente presidente brasileiro, desejando trabalhar em equipa na proteção de recursos naturais e no crescimento da economia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+