Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

GUERRA NA UCRÂNIA

Portugal continuará a "contribuir solidariamente" para legítima defesa da Ucrânia

31 out, 2022 - 20:01 • Lusa

O apoio está previsto dentro da quota-parte que o país receberá do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, que contempla a ajuda à Ucrânia para o ano de 2023.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, garantiu hoje que o Orçamento do Estado para 2023 tem as dotações necessárias para que Portugal possa "contribuir solidariamente" para a legítima defesa da Ucrânia.

Portugal vai manter o apoio à Ucrânia nas várias vertentes - política, humanitária, militar e financeira - afirmou João Gomes Cravinho, ouvido hoje no Parlamento no âmbito da apreciação, na especialidade, da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2023.

"Não sabemos exatamente qual será a despesa do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (MEAP) com o apoio à Ucrânia em 2023, e, por conseguinte, a parte que tocará a Portugal", salvaguardou o ministro.

"Contudo, sabemos que não apoiar a Ucrânia, na defesa da ordem internacional e da sua integridade territorial, sairia muito mais caro, porque significaria a nossa entrada numa nova era em que os valores básicos do direito internacional e da Carta das Nações Unidas seriam pouco relevantes face à força bruta", sustentou.

A quota-parte que cabe a Portugal, através da repartição solidária entre os países da União Europeia, é repartida em partes iguais pelos ministérios da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, esclareceu ainda o chefe da diplomacia portuguesa.

A invasão da Ucrânia tem também uma outra consequência orçamental, anunciou o ministro, com a afetação de 800 mil euros suplementares para a Embaixada em Kiev, "que continua a precisar de ter uma retaguarda em Varsóvia, para além de ter despesas suplementares relacionadas com considerações de segurança".

Gomes Cravinho recordou ainda que Portugal acolheu mais de 53 mil refugiados ucranianos desde o início da invasão russa da Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Substituir os EUA
    31 out, 2022 Como principal fornecedor 22:50
    Claro. Vamos enviar blindados de transporte de tropas com 40 anos de serviço e que já estavam obsoletos quando comprados, ou então helicópteros parados há muito, que pelo menos servem para deixar de se falar nos negócios do Costa enquanto Ministro da administração Interna no governo do Socas... Vamos substituir os EUA como principal fornecedor de material de guerra. Mas esperem lá, não era melhor rearmar primeiro as Forças (Des)Armadas Portuguesas?

Destaques V+