Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ELEIÇÕES BRASIL 2022

Onde pára Bolsonaro? Deverá reagir hoje à derrota após reunião com ministros

31 out, 2022 - 19:00 • Pedro Valente Lima , Teresa Almeida

O ainda Presidente brasileiro está há mais de 20 horas sem dar quaisquer sinais de resposta à vitória de Lula da Silva. Para o jornalista brasileiro Alberto Bombig, da UOL Notícias, quanto mais Bolsonaro demorar, mais força perderá junto do seu eleitorado.

A+ / A-

O ainda presidente do Brasil reuniu com alguns dos seus ministros mais próximos no Palácio do Planalto, na manhã desta segunda-feira. Até ao momento, Jair Bolsonaro ainda não reagiu à derrota nas presidenciais brasileiras, mais de 20 horas depois de os resultados serem conhecidos.

De acordo com a imprensa do país, o chefe de Estado estará a preparar uma eventual reação aos resultados deste domingo, que se traduziram na vitória do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Lula da Silva.

Em declarações à Renascença, o jornalista do portal brasileiro UOL Notícias, Alberto Bombig, diz haver "muita expectativa" no país em relação a um discurso de resposta de Bolsonaro.

"É a primeira vez na história da redemocratização que temos um fenómeno como esse, de um derrotado não ligar ao governador, reconhecendo a derrota e desejando-lhe sorte, porque, afinal de contas, o que está em jogo é o destino do Brasil e dos brasileiros."

"Desde ontem à noite que Bolsonaro se recolheu", de maneira a encontrar "uma saída para manter o apoio" junto do seu eleitorado. Para o jornalista, o atual presidente "não aceita discutir o futuro político dele".

"É uma atitude, porém, de não reconhecer o resultado. Não disse isso publicamente, mas pelo que vamos ouvindo, de quem tem alguma proximidade [a Bolsonaro], é que ele se recusa a simplesmente reconhecer a derrota em privado."

Para Bombig, quanto mais tempo demorar a regir, pior será, isto porque "os líderes internacionais já estão a reconhecer a vitória do Lula". "Imagino que quanto mais Bolsonaro demorar, mais ele irá perder força. A expectativa é que ainda hoje [segunda-feira] haja um posicionamento dele."

O presidente dos Progressistas, um dos partidos apoiantes de Bolsonaro nesta segunda volta das presidenciais brasileiras, diz que o chefe de Estado deverá mesmo discursar até ao final da tarde desta segunda-feira.

Segundo o UOL Notícias, o deputado federal confirma que o presidente brasileiro irá "ler um texto, mas que o formato ainda não está definido", não dando certezas de que Bolsonaro irá reconhecer a vitória de Lula da Silva.

O candidato do PT venceu as eleições presidenciais brasileiras à segunda volta, com quase 51% dos votos. Lula da Silva regressará, assim, para uma segunda passagem no Palácio do Planalto, uma vez que foi presidente do Brasil entre 2003 e 2011.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+