Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Noruega retomará ajuda à Amazónia após vitória de Lula

31 out, 2022 - 14:33 • Lusa

A Noruega indicou hoje que retomará a ajuda financeira contra a desflorestação da Amazónia no Brasil após a eleição de Lula da Silva, congelada durante o Governo do Presidente brasileiro demissionário, Jair Bolsonaro.

A+ / A-

A Noruega indicou hoje que retomará a ajuda financeira contra a desflorestação da Amazónia no Brasil após a eleição de Lula da Silva, congelada durante o Governo do Presidente brasileiro demissionário, Jair Bolsonaro.

O anúncio foi feito pelo ministro do Meio Ambiente norueguês, Espen Barth Eide, após a vitória do líder progressista brasileiro, que desde a campanha eleitoral prometeu atuar para conter a destruição da maior floresta tropical do planeta.

"Em relação a Lula [da Silva], nós observamos que, durante a campanha, ele enfatizou a preservação da floresta amazónica e a proteção dos povos indígenas da Amazónia", disse o representante do governo norueguês.

"Por isso estamos ansiosos para entrar em contacto com suas equipas, o mais rápido possível, para preparar a retomada da colaboração historicamente positiva entre Brasil e Noruega", acrescentou.

Governos, políticos e ambientalistas comemoraram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva como novo Presidente do Brasil e seu compromisso com o que será uma nova era para salvar a Amazónia da degradação "perto de um ponto de não retorno" depois de ter aumentado a sua devastação nos últimos anos, devido à política ambiental do Presidente demissionário.

Desde que Jair Bolsonaro chegou ao poder no Brasil, em janeiro de 2019, a desflorestação vem aumentando progressivamente, chegando a 13.235 quilómetros quadrados na área devastada da Amazónia em 2021, segundo os últimos dados oficiais, embora sem atingir o pico de destruição de 1995, com 29.059 quilómetros quadrados, ou 27.772 em 2004, quando começou a declinar, com Lula da Silva no governo.

Bolsonaro ainda não concedeu, mas Lula já celebra a "vitória da democracia"
Bolsonaro ainda não concedeu, mas Lula já celebra a "vitória da democracia"

Ambientalistas também expressaram satisfação com a vitória de Lula da Silva e seu compromisso com o meio ambiente e a defesa da Amazónia.

De acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, dentro do projeto de monitoramento por satélite (Prodes), a taxa estimada de desflorestação na Amazónia brasileira foi de 13.235 quilómetros quadrados de 01 de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021.

Dos grupos ambientalistas, Juan Carlos del Olmo, secretário-geral do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês), alertou que a Amazónia está "à beira de uma virada catastrófica, devido ao desmatamento desenfreado dos últimos anos".

Não só pela destruição em larga escala da biodiversidade e pela violação dos direitos indígenas, acrescentou, mas também porque enormes áreas de florestas primárias - até agora sumidouros - tornaram-se emissores de carbono, agravando o aquecimento global.

Miguel Ángel Soto, chefe da campanha florestal da organização Greenpeace, também comemorou a mudança de Governo no Brasil e disse que continuarão "a criticar e pressionar governos e empresas" a favor do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável no Brasil.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, valorizou, entre outras coisas, a promessa de Lula da Silva de desflorestação zero na Amazónia, "uma medida fundamental para combater as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade".

Outras lideranças, como o chanceler alemão, Olaf Scholz, pediram cooperação com o novo Governo brasileiro na luta contra as mudanças climáticas.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, considerou que se abre um novo capítulo na história do Brasil para enfrentar muitos desafios comuns com a França, que é um dos países que bloqueia a ratificação do acordo da União Europeia com o Mercosul (bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) devido ao aumento da desflorestação na Amazónia.

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito Presidente do Brasil com 50,90% dos votos e derrotou Jair Bolsonaro (extrema-direita), que obteve 49,10%. Com 77 anos, Lula da Silva vai ser o 39.º Presidente do Brasil, depois de já ter cumprido dois mandatos como chefe de Estado, entre 2003 e 2011. É a primeira vez na história democrática recente do Brasil que um recandidato regressa ao Palácio da Alvorada depois de uma vitória na segunda volta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+