Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Manifestação de apoio à Ucrânia reúne dezenas de milhares de pessoas em Praga

30 out, 2022 - 20:48 • Lusa

Empunhando bandeiras checas, ucranianas, da União Europeia e da NATO, os participantes reuniram-se na Praça Venceslau-

A+ / A-

Dezenas de milhares de pessoas concentraram-se este domingo no centro histórico da capital da República Checa, Praga, para apoiar a Ucrânia, invadida pela Rússia há oito meses.

Empunhando bandeiras checas, ucranianas, da União Europeia e da NATO, os participantes, cujo número estimado foi dado pela polícia, reuniram-se na Praça Venceslau.

A mulher do Presidente ucraniano, Olena Zelenska, agradeceu à multidão o apoio numa mensagem vídeo.

Um dos manifestantes, Petr Stepanek, citado pela agência noticiosa AFP, disse que “o apoio à Ucrânia é absolutamente vital”.

Desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, a República Checa tem fornecido ajuda militar e humanitária à Ucrânia.

A ofensiva militar lançada em 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas — mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,7 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição de sanções políticas e económicas ao Kremlin.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra, 6.374 civis mortos e 9.776 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+