Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições presidenciais

Contagem de votos no Brasil. Datafolha projeta vitória de Lula

30 out, 2022 - 20:21 • Redação

Perto das 23h, com quase 99% dos votos contados, Lula conquistava 50,81%, contra 49,19% para Bolsonaro.

A+ / A-
Segunda volta na hora do voto: Lula vs Bolsonaro
Segunda volta na hora do voto: Lula vs Bolsonaro

A votação nas eleições brasileiras terminou às 17h em Brasília (20h em Lisboa) deste domingo. A contagem de votos nesta segunda e última volta presidencial já está em curso.

Pelas 21h, com mais de 32% das secções de voto apuradas, o recandidato à eleição, Jair Bolsonaro, liderava com cerca de 51% de votos, contra 49% para o antigo chefe de Estado Luiz Inácio 'Lula' da Silva.

Às 21h45, com quase 68% das secções de voto contabilizadas, Lula ultrapassou Bolsonaro. Pelas 22h, com mais de 88% dos votos contabilizados, o antigo chefe de Estado seguia na frente, mas com uma diferença de apenas 1% em relação ao rival.

Pelas 22h15, com quase 92% dos votos contabilizados, o Datafolha do jornal "Folha de São Paulo" projetava a vitória de Lula da Silva. Perto das 23h, com quase 99% dos votos contados, Lula conquistava 50,81%, contra 49,19% para Bolsonaro.

Contagem faseada

Os primeiros dados divulgados dizem respeito às regiões Sul e Sudeste, segundo informações do TSE após a primeira volta, já que a transmissão dos resultados, recolhidos a partir das urnas eletrónicas, é mais rápida naquelas zonas.

Só depois é que começam a ser contabilizados os votos do Centro-Oeste e, por fim, os boletins dos estados das regiões Nordeste e Norte, zonas que são bastiões do Partido dos Trabalhadores (PT, esquerda), do candidato Lula da Silva.

Na primeira volta, Jair Bolsonaro começou por ter mais votos que Lula da Silva e só quando estavam contabilizados três quartos das mesas de voto é que o candidato de esquerda passou a liderar a contagem.

Lula acabou por vencer a primeira volta, mas sem maioria para evitar este segundo turno contra Bolsonaro.

De acordo com Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não há previsão de hora para se concluir a contagem dos votos.

Autocarros com eleitores bloqueados pela polícia

Durante a tarde deste domingo, surgiram denúncias de autocarros bloqueados pela Polícia Rodoviária Federal durante o transporte de eleitores para as urnas em várias cidades do Nordeste brasileiro, um dos redutos de Lula.

Aparte esses incidentes, sobre os quais o TSE já exigiu explicações, a votação decorreu com normalidade no Brasil.

Os mais de 156 milhões de eleitores foram chamados a eleger o próximo Presidente do Brasil nas mais de 570 mil urnas eletrónicas espalhadas por 5.570 cidades do país.

Em Portugal, a contagem dos votos em Lisboa, Porto e Faro já confirmou a vitória de Lula sobre Bolsonaro.

[atualizado às 22h54]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    30 out, 2022 Palmela 22:21
    O brasil deve estar cheio de ladroes !

Destaques V+