Tempo
|
A+ / A-

Rússia suspende acordo de exportação de cereais da Ucrânia

29 out, 2022 - 17:07 • Ricardo Vieira

A decisão foi tomada na sequência de alegados ataques a navios russos na região da Crimeia.

A+ / A-

A Rússia suspendeu a participação no acordo que permite a exportação de cereais da Ucrânia, avança este sábado a agência de notícia russa Tass, que cita o Ministério da Defesa.

A decisão foi tomada na sequência de alegados ataques a navios russos na região da Crimeia.

As Nações Unidas estão em contacto com as autoridades russas após relatos de que Moscovo suspendeu a participação no acordo que retomou as exportações ucranianas de cereais e fertilizantes do Mar Negro, adianta a agência Reuters.

“É vital que todas as partes se abstenham de qualquer ação que coloque em risco a Iniciativa de Cereais do Mar Negro, que é um esforço humanitário crítico que está claramente a ter um impacto positivo no acesso a alimentos para milhões de pessoas em todo o mundo”, disse o porta-voz da ONU Stephane Dujarric.

O chefe de gabinete do Presidente ucraniano acusa a Rússia de “chantagem” e de “ataques terroristas inventados” contra as suas próprias instalações, após explosões na península russa ocupada da Crimeia.

“O primitivismo da chantagem russa pode ser visto em tudo. Chantagem nuclear, energia, comida”, escreveu Andriy Yermak, numa publicação divulgada através da rede Telegram.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Esquadra a caminho
    29 out, 2022 Afundem os Russos 17:02
    Quando é que o Ocidente poe de lado a subserviência para com a Rússia e em vez de REAGIR, começa mas é a AGIR? Evitar escalada da guerra, evitar escalada da Guerra ... Mas a Rússia está interessada em evitar essa escalada, eles que em termos convencionais até seriam triturados pela NATO se tentassem alguma coisa? Neste caso dos cereais, estão à espera do quê para enviar uma esquadra que escolte e proteja o envio de cereais, nem que seja necessário mandar alguns navios russos para o fundo, se forem estúpidos o suficiente para tentarem alguma coisa?

Destaques V+