Tempo
|
A+ / A-

Brasil

Lula segue na frente nas sondagens antes do último debate com Bolsonaro

28 out, 2022 - 19:10

O frente a frente entre os dois candidatos à Presidência do Brasil decorre esta noite na Globo, no Rio de Janeiro. A segunda volta das eleições está marcada para domingo.

A+ / A-

Lula da Silva continua à frente de Jair Bolsonaro nas mais recentes sondagens para a segunda volta das eleições presidenciais do Brasil. Para esta noite está marcado o último debate entre os dois candidatos.

Os candidatos do Partido Trabalhista, Lula da Silva, e do Partido Liberal, Jair Bolsonaro, realizam o último debate antes das eleições do próximo domingo, esta noite, na TV Globo.

O debate decorre nos estúdios do Rio de Janeiro e será dividido em quatro blocos, dois deles com temas livres e outros dois com temas determinados.

A mais recente sondagem, feita pela Datafolha para a Globo e Folha de São Paulo, continua a dar a vitória a Lula da Silva.

O ex-presidente, que liderou o Brasil entre 2003 e 2011, conta com 49% das intenções de voto, enquanto que Bolsonaro cai para os 44%. A sondagem reuniu as escolhas de 4.580 pessoas em 252 municípios.

Lula venceu as eleições no primeiro turno, que se realizaram no dia 4 de outubro, com 48,4% dos votos, para os 43,2% de Jair Bolsonaro. Sem 50% dos votos, as eleições seguiram para segundo turno.

Simone Tebet, do Movimento Democrático Brasileiro, recebeu 4,2% dos votos e declarou apoio a Lula, tal como Ciro Gomes, do Partido Democrático Trabalhista, que amealhou 3% dos votos. Juntos, tiveram cerca de oito milhões e meio de votos.

Já Bolsonaro recebeu apoio do governador reeleito do Distrito Federal, Ibanes Rocha. tal como dos governadores dos três maiores estados do Brasil, incluindo São Paulo, principal colégio eleitoral do país.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que governou o país durante oito anos, absteve-se de escolher entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva para a segunda volta das eleições presidenciais.

Em Portugal, António Costa manifestou esta semana o apoio pessoal à candidatura de Lula da Silva: "O primeiro-ministro de Portugal, obviamente, não se pronuncia nem interfere nas eleições dos nossos irmãos brasileiros, mas o secretário-geral do PS, o amigo do Brasil tem muitas saudades das relações de proximidade, de amizade, entre Portugal e o Brasil".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+