Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alemanha investiga possível existência de esquadra ilegal chinesa

28 out, 2022 - 19:53 • Lusa

Alegada esquadra informal em Frankfurt utilizada para exercer pressão sobre dissidentes.

A+ / A-

As autoridades regionais do estado de Hesse, no sul da Alemanha, estão a investigar a possível existência de uma "esquadra ilegal" da polícia chinesa em Frankfurt, noticiou hoje a imprensa alemã.

Um porta-voz do Ministério do Interior de Hesse confirmou ao Frankfurter Allgemeine Zeitung que existem indicações de que um desses escritórios, alegadamente utilizados para exercer pressão sobre dissidentes, está localizado na cidade, segundo a agência espanhola EFE.

A polícia e os serviços regionais de informação estão agora a tentar confirmar a existência dessa esquadra e, se for o caso, quais as atividades em que está envolvida, acrescentou, sem dar mais pormenores.

Num relatório divulgado em setembro, a organização não-governamental (ONG) Safeguard Defenders acusou a China de manter meia centena de "centros de serviço policial" em vários países, incluindo Portugal, para perseguir dissidentes ou pessoas fugidas à justiça.

Através dessas "esquadras ilegais", 230.000 chineses nessas condições terão sido persuadidos a regressar à China entre abril de 2021 e julho de 2022, segundo a ONG com sede em Madrid.

Na sequência das denúncias, foram confirmadas anteriormente investigações da justiça em Portugal, Países Baixos e Canadá.

"Confirma-se a existência de investigações, dirigidas pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal", disse a Procuradoria-Geral da República (PGR) portuguesa na quinta-feira, numa resposta a uma pergunta da agência Lusa.

A China tem rejeitado as acusações e o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Wang Wenbin, disse, na quarta-feira, que as estruturas "são, na verdade, centros de serviços para chineses no estrangeiro".

Os centros em causa servem para apoiar "um elevado número de cidadãos chineses" que não conseguem regressar à China devido à pandemia de covid-19 na renovação de documentos, disse Wang, dando o exemplo das cartas de condução chinesas.

Wang acrescentou que as autoridades chinesas estão "totalmente comprometidas" com o combate aos crimes transnacionais de acordo com a lei, observando de forma rigorosa a lei internacional e respeitando plenamente a soberania judicial de outros países.

O relatório da Safeguard Defenders foi divulgado em Portugal pelo líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, no final de setembro, durante um debate na Assembleia da República.

Na altura, Cotrim Figueiredo questionou o primeiro-ministro se sabia da existência de tais estruturas da polícia chinesa em Portugal, tendo António Costa respondido que desconhecia e sugerido ao líder da IL que informasse a PGR.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+