Tempo
|
A+ / A-

Ucrânia. Portugal vai enviar 166 militares para a Roménia esta quinta-feira

26 out, 2022 - 19:32 • Lusa

Em abril, seguiu para a Roménia a 1.ª Força Nacional Destacada, para participar na missão de dissuasão da NATO no flanco sudeste.

A+ / A-

Portugal vai enviar 166 militares para a Roménia, esta quinta-feira, no âmbito da missão da NATO que pretende “contribuir para o esforço de dissuasão" no flanco sudeste.

De acordo com uma nota enviada à imprensa pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), esta será a 2.ª Força Nacional Destacada para a Roménia, composta por militares dos três ramos.

À semelhança do que aconteceu em abril deste ano, estes militares partem ao abrigo da missão da NATO 'Tailored Forward Presence'.

“A Força, composta por 166 militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, será empenhada em missão no âmbito das “enhanced Vigilance Activities” da NATO, por forma a contribuir para o esforço de dissuasão e defesa da Aliança no seu flanco sudeste”, lê-se na nota.

A cerimónia, que vai decorrer no Regimento de Transportes, em Lisboa, vai ser presidida pelo secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, contando igualmente com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, entre outras entidades, adianta o EMGFA.

No passado dia 23 de outubro, na cerimónia militar do Dia do Exército, em Santarém, a ministra da Defesa disse que se tinham iniciado os preparativos do envio para a Roménia de uma Companhia de Atiradores e de um destacamento de forças especiais, “parte das Atividades de Vigilância Reforçadas” da NATO.

Em 15 de abril deste ano, a 1.ª Força Nacional Destacada, composta por 222 militares portugueses partiu para a Roménia para participar nesta missão.

O plano das Forças Nacionais Destacadas para 2022 já previa o envio para a Roménia de um contingente de militares no segundo semestre do ano, tal como aconteceu em 2021, contudo, este calendário foi antecipado naquela altura, devido ao contexto de conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sempre a descer
    26 out, 2022 Por cá, é normal 18:54
    Foram 222 da 1ª vez, agora vão 166 para os substituir ... Se continuar a este ritmo, ainda mandamos os tradicionais 18, que mandámos para o exercício de 30 000. Mas em compensação, o debate sobre a ideologia de género e as Mulheres nas Forças (Des)Armadas, está mais aceso que nunca. Grande Helena!

Destaques V+