Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido

Sunak promete proteger os pobres e reverte medida energética de Truss

26 out, 2022 - 15:11 • Redação

Downing Street confirmou esta terça-feira que Rishi Sunak reintroduziu a moratória à proibição do “fracking”, que tinha sido levantada por Liz Truss.

A+ / A-

Rishi Sunak estreou-se esta quarta-feira no Parlamento como primeiro-ministro britânico. Na sessão de perguntas e respostas dos deputados, reiterou a vontade do seu Governo de restabelecer a estabilidade económica do país.

À pergunta da oposição sobre se os benefícios para os mais vulneráveis serão aumentados de acordo com a inflação, Rishi Sunak não responde diretamente, mas vai dizendo que sempre protegeu os que mais necessitam, mas não se compromete com aumentos.

“Perante os tempos difíceis que enfrentámos durante a pandemia da Covid-19, sempre reagi de forma a proteger os mais vulneráveis. E porque é a coisa certa a fazer, e estes são os valores do nosso partido, posso comprometer-me de que vamos continuar a trabalhar nas próximas semanas.”

Perante os deputados, o novo primeiro-ministro do Reino Unido reiterou o compromisso do seu governo em restabelecer a confiança e a estabilidade económica do país.


Novo Governo mantém proibição de “fracking”

Downing Street confirmou esta terça-feira que Rishi Sunak reintroduziu a moratória à proibição do “fracking”, que tinha sido levantada por Liz Truss.

O “fracking” é uma técnica de extração do gás de xisto ou folhelho muito contestada pelos ambientalistas devido aos seus impactos.

O porta-voz oficial do primeiro-ministro confirmou a medida depois que o novo primeiro-ministro ter sido pressionado sobre o assunto pela deputada do Partido Verde Caroline Lucas, no Parlamento.

Sunak disse na Câmara dos Comuns que "apoia" o manifesto do Partido Conservador de 2019 e insistiu que seu governo cumpriria o que foi acordado nas negociações climáticas da Cop26 da ONU, em Glasgow.

A ex-primeira-ministra Liz Truss disse que ia suspender a proibição, em áreas onde o fracking era desejado, para fortalecer as fontes de energia do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+