Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido

Liz Truss demite ministro das Finanças, Jeremy Hunt deverá substituí-lo

14 out, 2022 - 12:34 • Marta Pedreira Mixão

Kwarteng é o segundo ministro britânico com a mais curta passagem por um Governo na história do Reino Unido.

A+ / A-

A primeira-ministra britânica, Liz Truss, demitiu o ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng, a notícia foi avançada pela Sky News e BBC, que cita fontes de Downing Street.

O ministro britânico já confirmou, entretanto, ter sido demitido, depois de apenas 38 dias no cargo.

“Pediu que me demitisse e eu aceitei”, escreve na carta de renúncia, apesar de continuar a insistir que a economia britânica precisa de reformas para crescer.

Consciente de que a situação no país era “incrivelmente difícil” devido ao aumento das taxas de juro e preços da energia, Kwarteng refere que acreditou na “visão de otimismo crescimento e mudança” de Truss.

Os media britânicos estão, entretanto, a avançar que Jeremy Hunt, ministro da Saúde no anterior Governo de Boris Johnson, deverá substituir Kwarteng à frente das Finanças.

O jornal inglês The Times já tinha avançado que a demissão estaria para breve, depois de ao longo da manhã vários meios da imprensa britânica terem dado conta de que o governante inglês tinha encurtado a viagem a Washington, onde se encontrava para a reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A demissão ocorre depois de várias críticas ao “mini-orçamento” e aos planos do novo governo para cortar impostos e dar resposta a necessidades orçamentais com mais empréstimos. O anuncio da redução dos impostos provocou uma descida da libra e a medida tem sido alvo de várias críticas, incluindo dentro do partido conservador.

Segundo a BBC, Kwarteng será assim o segundo ministro das finanças britânico com a mais curta passagem pelo governo, depois de Iain Macleod ter morrido de ataque cardíaco 30 dias após aceitar o cargo em 1970.

Desde 2019, o Reino Unido teve quatro ministros que cumpriram os mandatos mais curtos, incluindo Nadhim Zahawi, que cumpriu o terceiro mandato mais curto com a duração de 63 dias durante uma remodelação sob o comando de Boris Johnson, e Sajid Javid, que cumpriu 204 dias - o quarto mandato mais curto desde a Segunda Guerra Mundial.

[Notícia atualizada às 14:06]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+