Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia. Putin supervisionou ensaios nucleares

26 out, 2022 - 19:59 • Teresa Paula Costa

Confirmação foi feita pelo próprio Kremlin. Ucrânia alerta que Rússia pode estar a preparar ataque nuclear.

A+ / A-

O Kremlin anunciou nesta quarta-feira que mísseis balísticos e de cruzeiro foram lançados do Ártico para o Extremo Oriente da Rússia. O teste, o primeiro desde o início da guerra na Ucrânia, foi supervisionado pelo Presidente russo, Vladimir Putin.

Segundo avança a BBC News, os Estados Unidos foram informados sobre o treino no âmbito do tratado de armas New Start.

Os lançamentos ocorreram numa altura em que a Rússia alega que a Ucrânia está a planear usar uma "bomba suja"- um engenho explosivo misturado com material radioativo - alegações que foram consideradas falsas pelos países ocidentais.

Entretanto, Kiev alertou que as alegações indicam que Moscovo pode estar a preparar um ataque desse tipo, já que a última simulação nuclear russa ocorreu cinco dias antes da invasão da Ucrânia.

A BBC News avança também que a NATO - Organização do Tratado do Atlântico Norte - está igualmente a realizar o exercício nuclear “Steadfast Noon”, no noroeste da Europa. Uma operação que envolve 14 países e que se prolonga até domingo, com voos sobre a Bélgica, o Reino Unido e o Mar do Norte.

O ministro da Defesa, Sergei Shoigu, foi à televisão russa dizer que o objetivo da simulação era "um ataque nuclear maciço das forças nucleares estratégicas em retaliação ao ataque nuclear do inimigo".

Segundo o Kremlin, foi lançado do cosmódromo de Plesetsk, a cerca de 800 quilómetros a norte de Moscovo, um míssil balístico intercontinental Yars, e um míssil balístico Sineva foi disparado do Mar de Barents até ao local de testes de Kura, na província de Kamchatka, no Extremo Oriente da Rússia, tendo ambos atingido o alvo.

O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse que "é um momento perigoso (na guerra) porque o exército russo foi empurrado para um canto, e a reação de Putin – a ameaçar usar armas nucleares - é muito mau".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+